• Entrar
  • Cadastrar
Este é o erro que todos cometemos com o vinho, de acordo com um sommelier

Erro ao armazenar vinho depois de aberto afeta a qualidade da bebida. 


 


 

Este é o erro que todos cometemos com o vinho, de acordo com um sommelier

Saiba qual a regra para armazenar o vinho depois de aberto. (créditos: Shutterstock)

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. De origem milenar, o seu consumo é repleto de costumes e práticas que são consideradas quase como regras. Contudo, ao contrário do que muitos acreditam, nem todas essas “leis” são supérfluas. Segundo os especialistas, algumas delas influenciam diretamente na qualidade da bebida e tornam a experiência de tomar vinho ainda mais saborosa. Inclusive, uma dessas regras tem a ver com a forma que armazenamos a bebida depois de aberta. Quer saber qual? O TudoGostoso te explica com a ajuda de um sommelier. Veja a seguir.

Tampar o vinho com a rolha depois de aberto altera o sabor da bebida

Segundo a sommelier Warner, conhecida pelos seus vídeos sobre vinho no TikTok, fechar a garrafa depois de aberta prejudica a qualidade da bebida. A jovem explica que o ato de abrir a garrafa expõe o vinho ao oxigênio e, com o tempo, altera suas características sensoriais. Por outro lado, vedar com a rolha não é o suficiente para evitar a entrada do ar. “As rolhas são porosas e vão deixar o oxigênio entrar no vinho”, afirma a sommelier no vídeo postado no seu perfil @confidenceuncorked.


Para o sommelier, o ideal para preservar o sabor do vinho é transferi-lo para uma jarra com tampa que impede a passagem de ar. "Seu vinho manterá seu sabor original mesmo depois de alguns dias", afirma a sommelier.

Qual o tempo ideal para consumir vinho após aberto?

O vinho tinto deve ser consumido em 3 a 4 dias depois de aberto. Depois desse tempo, a bebida começa a apresentar alterações no sabor e cheiro. Já os vinhos branco e rosé devem ser consumidos em até 3 dias, pois eles têm a tendência de durar menos devido à sua acidez.


O local ideal para guardar os vinhos é na adega em temperatura ambiente. Mas se você não tem uma, pode deixá-lo na geladeira sem problemas. Outro cuidado é sempre armazenar o vinho aberto na vertical. Quando a garrafa é colocada na horizontal, a bebida acaba tendo mais contato com o oxigênio.

Veja também:

Com benefícios além do vinho, a uva é uma amiga poderosa do seu coração
Truque mantém o vinho e o suco geladinho sem deixar aguado



Temas relacionados