A carne congelada é um alimento que exige uma série de cuidados. Por ser um alimento perecível, erros na higienização, armazenamento e no processo de descongelamento prejudicam a segurança do alimento e aumentam os riscos para uma série de doenças. Portanto, todo cuidado com a carne crua congelada é pouco.
Veja a seguir 3 coisas que você está fazendo errado com a carne crua e que podem causar problemas de saúde.
1. Não higienizar as mãos antes de manusear a carne
É fundamental lavar bem as mãos ao manusear qualquer alimento. A regra parece óbvia, mas acredite, muitas pessoas são desatentas na hora de cozinhar e acabam tocando nos alimentos sem higienizar as mãos. Outro cuidado especial é em relação às unhas, pois elas também acumulam uma grande quantidade de bactérias que podem migrar para os alimentos durante o preparo. Inclusive, existe um consenso entre os cozinheiros e chefs que o mais adequado é sempre manter as unhas curtas para evitar qualquer tipo de contaminação.
Para combater a transmissão de bactérias para a carne, é necessário lavar as mãos com água e sabão por 30 segundos e sempre manter as unhas limpas.
2. Lavar a carne antes de cozinhar
Muitas pessoas acreditam que lavar a carne antes de cozinhar é uma prática higiênica. Porém, esse hábito não é apenas desnecessário, como também perigoso. Primeiro que boa parte dos microrganismos patogênicos da carne morrem com as altas temperaturas do cozimento. Em segundo lugar, a água que bate no alimento pode respingar bactérias para outras superfícies, causando o que chamamos de contaminação cruzada.
3. Descongelar carne fora da geladeira
Tirar a carne do congelador ou freezer para descongelar parece inofensivo, mas a prática é bem perigosa. A temperatura ambiente favorece a proliferação de microrganismos que podem contaminar o alimento e outras superfícies próximas. Para descongelar a carne de maneira segura, o ideal é tirá-la do congelador, colocar em um recipiente com tampa e deixar na geladeira de um dia para o outro.
O descongelamento na geladeira leva de 2 a 4 horas. Outra dica para facilitar o processo é congelar a carne em porções menores. Por fim, jamais descongele uma peça e congele novamente, porque você pode levar microrganismos de fora para dentro do seu congelador/freezer.
Veja também:
7 dúvidas frequentes sobre congelamento de alimentos
Como armazenar os alimentos na geladeira