Certamente você já deve ter ouvido falar em alimentos perecíveis e não perecíveis, mas você realmente sabe o que esses termos significam? No dicionário, perecível se refere àquilo que pode perecer, pode deteriorar-se, ou seja, aquilo que pode estragar. Mas, então, os alimentos não perecíveis nunca estragam? Venha descobrir isso a seguir!
Alimentos perecíveis e não perecíveis: confira o que significam esses termos
O que são alimentos perecíveis e não perecíveis
Alimentos perecíveis
Quanto mais água um alimento tiver, mais rápido ele irá apodrecer, e o contrário também é verdade: quanto menos água, mais tempo vai levar para o alimento ficar estragado. Isso acontece porque os alimentos com menos água reduzem a atividade da água dentro das células e diminuem o crescimento das bactérias. Os micro-organismos obtêm a maioria dos nutrientes através da água presente, sendo ela um requisito para o seu crescimento. Os alimentos perecíveis são os que têm mais água e não duram mais de uma semana sob refrigeração, como vegetais, leite e derivados, carnes vermelhas e derivados, frango, frutas, peixes, frutos do mar e ovos.
Alimentos não perecíveis
São aqueles de consistência seca e que são facilmente armazenados, como milho, macarrão, soja, café, fubá, óleo, leite em pó, achocolatado, massas, açúcar, farinha, feijão, frutas secas, carne-seca e outros. Esses alimentos se deterioram após um período de tempo relativamente longo em temperatura ambiente. Em campanhas de doação de alimentos, é comum pedirem esses alimentos pois eles são mais fáceis de transportar e não estragam com facilidade.