Você já ouviu falar que não pode colocar comida quente na geladeira porque estraga o seu eletrodoméstico? Essas e outras "polêmicas" de cozinha costumam se espalhar e, de repente, viram uma verdade absoluta. Qual a explicação para esse efeito?
Outros costumes com justificativas curiosas também são bastante comuns para quem tem o hábito de cozinhar. O que você talvez não saiba é que colocar comida quente na geladeira não influencia em nada o seu aparelho e, o pior, essa crença pode prejudicar o tempo de validade dos alimentos na sua casa.
Descubra quais são os 3 erros mais comuns que você pratica na cozinha, seja para servir as refeições ou para armazená-las na geladeira, com explicação de um biomédico.
Atenção! Você comete esses 3 na cozinha achando que está certo
"É muito mais perigoso comer na sua casa do que na rua", aponta o biomédico Roberto Figueiredo. Segundo o especialista em microbiotecnia, as comidas de restaurantes são responsáveis por cerca de 4 a 5% das intoxicações que existem, enquanto as comidas de casa vão de 44 a 45%.
Para acabar com a polêmica de uma vez por todas, ele garante: "Você pode colocar comida quente na geladeira, sem problema nenhum."
O problema de armazenar o alimento quente é que um outro erro clássico costuma ser cometido. Confira a lista e as orientações do biomédico.
1) Não sirva a comida direto da panela:
Após preparar o alimento, você costuma servi-lo na panela ou transfere para um recipiente logo após o cozimento? Segundo o especialista, esse detalhe faz toda a diferença. "Na sua casa, você prepara o almoço e vai servir. Mas muita gente serve na panela. A panela tem metais que migram para o alimento", afirma.
A recomendação é que você transfira a comida da panela para um recipiente antes de servir. E coloque na geladeira em até no máximo duas horas depois do preparo: "Mas ainda está quente. Aí entra o próximo erro!"
2) Pode guardar comida quente na geladeira:
A comida não vai estragar e nem o eletrodoméstico por conta do armazenamento de alimentos quentes ou mornos no refrigerador. Para ilustrar melhor o que acontece, Roberto Figueiredo explica que a geladeira nada mais é do que uma caixa com um compressor cujo objetivo é fabricar vento.
"Você coloca o gás para gelar o vento. Então a geladeira é uma caixa que fabrica vento gelado. Só isso. O vento gelado é mais pesado que o ar quente, por isso o compressor está lá em cima. O ar gelado vai descendo e vai roubando o calor do alimento."
Ao guardar o alimento tampado, o ar quente vai bater na tampa e vai ficar úmido. "Vai demorar muito, e as bactérias vão adorar, vão crescer", explica ele, citando que isso explica a umidade e as gotas na tampa. Para evitar esse problema, o especialista indica deixar o recipiente destampado.
3) Saiba por que não pode tampar os recipientes ainda quentes na geladeira:
Não coloque o recipiente coberto na geladeira quando o alimento ainda está quente ou morno. A forma correta de armazenar nas primeiras duas horas é descoberto. "Só pode tampar depois de duas horas", alerta.
O risco, quando o alimento quente no recipiente é armazenado fechado, é a propensão ao desenvolvimento de bactéria.
"Tem que deixar tudo aberto. E o cheiro que fica na geladeira? Nessa hora não pega. Bota um recipiente com bicarbonato lá na prateleira, que já pega o ar", aconselha o biomédico, também conhecido como Dr. Bactéria (@drbacterciaoficial).
Veja mais!
12 alimentos que você precisa parar de guardar na geladeira.
Esses 5 alimentos nunca devem ser guardados na geladeira (o último vai te surpreender).