Retirar o glúten da dieta é uma necessidade para muitas pessoas que se descobrem intolerantes a ele ou portadoras da doença celíaca. E, segundo a nutricionista integrativa Tarlis Faé, a retirada desse alimento pode ser fundamental na alimentação de quem tem doenças autoimunes, como psoríase ou doença de Crohn, por exemplo.
No entanto, ao eliminar o glúten da alimentação, dois erros são bastante comuns, segundo a especialista. O primeiro deles é comprar um monte de industrializados sem glúten. “Viu que o glúten é ruim, vai lá na lojinha de produtos naturais e enche o carrinho de pão, bolacha, coisinhas sem glúten”, exemplificou.
Segundo a profissional de saúde, o mais indicado é dar um tempo em opções industrializadas, ainda que elas não contenham o glúten.
Mudança na alimentação deve ir além da retirada do glúten, indica especialista
“O segundo erro é só pensar em tirar um glúten sem pensar em colocar outras coisas importantes no lugar. Se não mudar o contexto alimentar, não vai melhorar os sintomas de doenças autoimunes só porque tirou o glúten”, destacou Tarlis.
Por isso, é importante incluir alimentos naturais e ricos em nutrientes para o corpo. “Então, turbine a sua alimentação de frutas e verduras, que são fontes de vitaminas, minerais, fitoquímicos, fibras prebióticas que são fundamentais para alimentar as boas bactérias que vivem no seu intestino”, disse.
Onde encontrar bons substitutos naturais do glúten?
Uma excelente fonte de fibras são os grãos integrais sem glúten, como arroz integral, quinoa, milho, aveia sem glúten e trigo sarraceno. Esses alimentos não apenas fornecem fibras, mas também uma variedade de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes. Além disso, legumes e leguminosas, como feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas, são opções ricas em fibras e proteínas, ideais para uma dieta sem glúten.
Frutas e vegetais frescos também são ótimas fontes de fibras. Incluir uma variedade de frutas, como maçãs, peras, bananas, amoras e laranjas, assim como vegetais como brócolis, espinafre, cenoura e abóbora, pode ajudar a aumentar a ingestão de fibras e promover a saúde intestinal. Sabia dessas dicas?
No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre bem-estar e saúde, além de receitas e várias inspirações na hora de ir para a cozinha.
Veja mais:
- Páscoa fit: marcas apostam em ovos sem açúcar, glúten, lactose ou vegano pra ninguém ficar de fora;