A cerveja sem glúten tem o gosto diferente da cerveja tradicional? Se você tem interesse em adotar a cerveja sem glúten como opção por conta da sua dieta ou porque possui algum tipo de restrição, é interessante entender o que acontece com o sabor dessa bebida.
Para as pessoas que se preocupam com as calorias dessa bebida por conta da dieta de perda de peso, as opções da cerveja light podem ser a melhor aposta. Mas e para quem tem a doença celíaca ou algum tipo de restrição e que não quer abrir mão de uma gelada?
Calma! Com a explicação do mestre em nutrição Luciano Bruno (@luciano), você vai entender o que altera na cerveja sem a presença do glúten, substância polêmica para muita gente, e vai decidir se vale ou não a pena matar a vontade com essa opção de bebida no fim de semana.
O sabor da cerveja sem glúten é ou não igual ao da cerveja tradicional
Segundo o especialista, durante a fermentação da cerveja, as proteínas do glúten podem ser solubilizadas, modificadas, complexadas, hidrolisadas e ou precipitadas.
Os fragmentos do glúten que persistem nas cervejas convencionais se tornam inadequados para pessoas que têm doença celíaca, como a atriz Isis Valverde, intolerância ou alguma sensibilidade ao glúten. O que acontece no processo de produção da cerveja sem glúten:
- É utilizada uma enzima chamada Prolil endopeptidase, que atua na degradação da matriz proteica do glúten, o que faz com que você tenha quebra dessa matriz.
- Essas enzimas são extraídas do fundo aspergilos. "A grande vantagem é que esse processo não modifica sensorialmente o gosto da cerveja", explica Luciano Bruno.
- As cervejas que têm o gosto alterado quando se usa tanino para precipitar. "Mas se você não utilizar tanino, o uso somente da enzima não vai mudar os aspectos sensoriais, não muda o gosto da cerveja", afirma.
Dica valiosa para quem tem gases e desconforto ao beber cerveja
O especialista em nutrição reforça que se a preocupação é o glúten da cerveja, a melhor opção é beber uma cerveja sem glúten: "Se você está preocupado com o gosto, pode ficar tranquilo, porque o gosto não é alterado nesse processo."
Para quem é fã de cerveja, mas sofre com os efeitos de gases e inchaço causados pelo glúten, o ideal é beber uma cerveja sem glúten.
"Pra mim, resolve a vontade de tomar uma cervejinha. E se for com menos álcool e low carb, melhor ainda", acrescenta o especialista.
Veja mais!
Esse é o único drink que reduz o risco de mortalidade e melhora o coração, de acordo com a ciência.
Cerveja frutada é tendência para 2024! Entenda o que é, por que está fazendo sucesso e como escolher!