• Entrar
  • Cadastrar
Pode beber cerveja light sem atrapalhar a dieta? Saiba qual é a melhor opção para emagrecer

Os dias quentes são convidativos para uma cerveja gelada, mas o que fazer se você está de dieta? Entenda se a cerveja light é uma boa opção.

Descubra se a cerveja na versão light está liberada na dieta (Foto: Shutterstock)

Basta o tempo esquentar e o desejo de tomar uma cerveja gelada aumenta. E nessa fase de ondas de calor, essa é a aposta de muita gente para dar uma amenizada na sensação térmica. Se você está fazendo dieta para emagrecer, certamente se questiona sobre o que vale mais a pena: beber uma cerveja light ou beber a cerveja comum? Será que uma cervejinha vai atrapalhar a dieta?

Antes de se empolgar, é bom entender sobre cada versão e de que forma essa bebida pode afetar o seu plano de emagrecimento para não se arrepender depois.

Cerveja light atrapalha a dieta ou pode beber sem culpa?

Os dias de calor são um atrativo para encontrar os amigos e beber uma cerveja gelada, seja na praia ou no bar. E com a presença no mercado de versões light ou sem glúten, o desejo só tende a aumentar, afinal, quem está de dieta ou busca manter uma alimentação mais saudável, fica fácil de acreditar nas propostas que surgem como "saudáveis".

Afinal de contas: será que a cerveja light é uma boa opção para quem busca manter a forma ou está em processo de emagrecimento? A cerveja light costuma ter menos calorias e menor teor alcoólico.

A fabricação da cerveja na versão light é produzida com algumas técnicas específicas, como a adição de enzimas para ajudar a quebrar os açúcares do malte e garantir menos carboidratos e, desta forma, menos calorias. Grãos como arroz e milho são utilizados na composição para reduzir o teor de álcool.

Mas ainda que haja a redução das calorias e do teor alcoólico, a opção light ainda contém álcool e deve ser consumida com moderação. É importante considerar também que umas podem ter mais calorias do que outras, e por isso olhar o rótulo e a composição da bebida também é importante.

Acima de tudo, continua sendo fundamental uma conversa com o seu nutricionista ou buscar um especialista para esclarecer dúvidas para o seu caso específico.

Existe uma melhor cerveja para dieta?

Você precisa considerar, primeiramente, qual é o objetivo da sua dieta. Mas conforme os especialistas alertam, não existe uma cerveja ideal para quem deseja emagrecer. A orientação é a mesma, seja na versão light ou não: reduzir o consumo da cerveja e de qualquer outra bebida alcoólica.

A cerveja ainda possui muitas calorias por causa do álcool, além de conter carboidratos. E o álcool, como já sabemos, pode atrapalhar algumas ações do organismo, entre eles a metabolização do fígado e o efeito diurético, que significa retenção de líquidos sensação de inchaço no corpo. Por isso é tão necessária a hidratação durante o consumo das bebidas alcoólicas.

Conforme apontam nutricionistas, dentro das possibilidades comuns, as cervejas puro malte ainda costumam ser uma melhor opção para quem está em dieta para perda de peso, uma vez que costumam ter menos calorias. Isso acontece por não terem trigo e derivados na composição. As opções light e sem álcool ainda podem ser melhores apostas.

Tabela de calorias das cervejas

Ao optar por uma cerveja, você pode se guiar pela tabela de calorias como forma de avaliar se a sua escolha pode atrapalhar muito ou pouco a sua dieta. De repente, você até muda os planos e aposta numa bebida refrescante e saudável, sem álcool!

Caso contrário, se desejar abrir uma exceção para a sua cervejinha, tenha em mente que o equilíbrio e moderação são sempre os seus maiores aliados. Veja as calorias de algumas cervejas:

  • Skol (lata de 350 ml): 148 kcal
  • Skol Ultra (lata de 310 ml): tem 99 kcal
  • Brahma (lata de 350 ml): 151 kcal
  • Brahma Duplo Malte (lata de 350 ml): 140 kcal
  • Heineken (lata de 350 ml): 149 kcal
  • Heineken Zero (long neck de 330ml e lata de 350ml): 69 kcal e 74 Kcal
  • Budweiser (lata de 355 ml): 156 kcal
  • Budweiser Zero Calorias (lata de 350ml): 69kcal
  • Corona (lata de 355 ml): 149 kcal
  • Corona Light (long neck de 355 ml): 103 kcal
  • Amstel (lata de 350 ml): 133 kcal
  • Amstel Ultra (lata de 269 ml): 71 kcal
  • Becks (lata de 355 ml): 138 kcal
  • Spaten (lata de 350 ml): 147 kcal
  • Stella Artois (lata de 269 ml): 110Kcal
  • Stella Artoissem glúten (long neck de 330ml): 134kcal
  • Noi Low Carb (lata de 355ml) Calorias: 99,4 kcal


O consumo de cerveja para quem deseja emagrecer não é a melhor opção, mas também não é contraindicado. O ideal é consumir bebidas alcoólicas com moderação e, claro, evitá-las sempre que possível. Afinal, a perda de peso de forma saudável é sempre a melhor aposta.

Veja mais!

Estudo descobre novo benefício da cerveja surpreendente para a saúde!

Como deixar a cerveja bem gelada nos copos: truque simples.

Temas relacionados