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Fruta ou suco de fruta? Descubra qual é a opção que vai fazer toda a diferença no resultado da sua dieta

O que você precisa saber sobre as duas opções para garantir melhores resultados no seu plano alimentar para a perda de peso.

Faça a escolha certa e descubra qual será o impacto na sua dieta (Foto: Freepik) 

Será que beber suco natural é a melhor escolha ao se comparar com o consumo de uma fruta inteira? Para quem está fazendo dieta com o objetivo de perder peso, a resposta para essa pergunta vai fazer toda a diferença nesse processo.

Isso porque é preciso levar em consideração alguns fatores relacionados às frutas, que são alimentos essenciais para uma deita saudável e importantes aliadas no plano de emagrecimento.

Conforme explica o biomédico Lucas Zanandrez, apresentador do canal "Olá, Ciência", as frutas costumam ser alimentos com muita água. Uma laranja, por exemplo, tem cerca de 85% de água, uma melancia chega a ter 95% de água e até as frutas que não produzem tanto suco, como uma banana, têm pelo menos 70% de água.

Porém, é importante considerar que a fruta não é só a parte líquida e o suco não é uma fruta que se transforma em um líquido gostoso. Ciente disso, entenda qual é a melhor opção para a sua dieta com os esclarecimentos do especialista a seguir!

As fibras são fundamentais para a saúde e para a dieta de perda de peso

Suco de laranja ou uma laranja inteira: qual é a melhor aposta na perda de peso? O biomédico ressalta que a parte sólida da laranja, o bagaço, é formada por fibras. "Quem nos ajuda a digerir as fibras da laranja são as bactérias que vivem no intestino. As fibras servem de alimento para elas, contribuindo para a saúde intestinal", explica ele.

Do ponto de vista nutricional, as fibras das frutas são muito importantes pelos seguintes motivos:

  • As fibras diminuem a velocidade com que o alimento passa pelo intestino, gerando maior saciedade.

  • Com menor velocidade, o segundo papel importante das fibras é reduzir a velocidade de absorção dos nutrientes.

  • As fibras da alimentação, especialmente das frutas, ajudam a reduzir a absorção de colesterol.

Menos fibras e mais calorias ingeridas

Ao espremer uma laranja para extrair o suco, além de eliminar boa parte das fibras que ficam na fruta, nós demoramos bem menos tempo para ingerir essa laranja. "Essa é a diferença crucial entre comer uma fruta inteira e beber um copo de suco. Você botou para dentro uma fruta inteira ou mais, com todas as suas calorias, ao invés de comer a fruta inteira."

O especialista destaca o impacto do suco na glicemia, devido aos carboidratos presentes na fruta, na forma de açúcares. "Esses carboidratos também exercem uma função vital, que é fornecer energia para as células. E se você come mais energia do que precisa, essa glicose pode ser transformada em gordura pelo fígado e ser armazenada no tecido", explica.

Ou seja, o excedente de energia ou glicose vira gordura no corpo. "Um copo de suco feito com três laranjas vai concentrar as calorias de três laranjas de uma vez. São cerca de 150 calorias. Se você tomar dois copos por dia, são 300 calorias", destaca o biomédico.

Quer emagrecer sem tirar o suco do cardápio?

Para quem está trabalhando na redução de peso, beber suco de frutas concentrado pode não ser a melhor opção. O ideal é reavaliar a quantidade de suco ou então a forma de preparar.

"Consumir mais calorias do que gasta resulta em ganho de peso. Mas não precisa fazer terrorismo. Quer tomar suco? Reduza a quantidade por semana e quando for tomar, tenta usar só uma laranja e completar com água, por exemplo", sugere o especialista.

Outra orientação é evitar colocar açúcar ou mesmo adoçante: "Isso vai te ajudar a acostumar o paladar com a falta do sabor doce e ainda vai reduzir a quantidade total de calorias da dieta."

Mas se você já é consciente de que suco não é como água, nada impede que você siga consumindo o seu suco de fruta. Só lembre de beber com moderação para não atrapalhar a sua dieta.

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