• Entrar
  • Cadastrar
Não é a mesma coisa! Descubra benefícios da água de coco e do coco seco e decida a melhor opção pra sua dieta

O coco seco e a água de coco têm algumas diferenças na composição e nas calorias, por isso vale a pena conhecer o que cada um tem de melhor.

Entenda quais são os nutrientes que compõe é água de coco e o coco seco (Foto: Shutterstock)

Qual é a melhor opção para a dieta: água de coco ou o coco seco? Antes de tirar qualquer conclusão, é fundamental conhecer a composição de cada um deles e colocar na balança o custo e benefícios na sua dieta. Será que é tão simples assim quanto parece?

Com relação às calorias, um copo de água de coco (200 ml) tem 40 calorias. É uma verdade que ela tem baixo valor energético e é ótima opção para os dias quentes. Já 100g do coco seco tem 660 calorias. Mas não basta contar as calorias e abrir mão de alguns nutrientes ou propriedades importantes.

Você precisa entender as necessidades do seu corpo para avaliar se o coco ou a água de coco serão mais úteis para o seu organismo. Confira os benefícios de cada um deles abaixo e, ao fim da matéria, entenda quais podem ser os prós e contras.

Saiba quais são os benefícios da água de coco para o corpo

Antes de decidir qual das opções vão funcionar melhor para a sua dieta, conheça os benefícios da água de coco. Mas leve em consideração que apesar de ser uma bebida de poucas calorias e rica em nutrientes para a saúde, é essencial incluir a água de coco em uma dieta equilibrada e variada. Veja os principais benefícios da água de coco!

  • Hidratação: a água de coco é uma excelente fonte de hidratação, pois é rica em potássio, sódio e magnésio. Esses eletrólitos ajudam a reabastecer os fluidos perdidos através do suor durante o exercício físico ou em climas quentes.

  • Baixas calorias: a água de coco possui baixas calorias em comparação a muitas outras bebidas, tornando-se uma opção de hidratação ideal para quem está fazendo uma dieta de baixa ingestão calórica.

  • Rica em nutrientes: a água de coco é composta de uma variedade de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio e folato.

  • Antioxidante: a água de coco contém antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas, inflamação e envelhecimento precoce.

  • Melhora da saúde digestiva: ela é rica em fibras e isso ajuda a promover a saúde digestiva, auxiliando na regularidade intestinal e prevenindo a constipação.

  • Regulação da pressão arterial: o potássio presente na água de coco ajuda a regular a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

O que acontece com o corpo ao consumir coco seco? Veja os benefícios

Saboroso e muito usado em lanchinhos fit, o coco seco também tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Rico em nutrientes essenciais, o coco seco é uma ótima fonte de fibras, vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6, assim como minerais, como o ferro, selênio, cálcio, magnésio e fósforo.

Vale lembrar que, apesar de ser saudável, o ideal é consumir o coco seco com moderação por ele ser um alimento com alto teor calórico e rico em gordura saturada. Confira as vantagens para o organismo.

  • Controle do açúcar no sangue: o coco seco tem baixo índice glicêmico, ou seja, ele libera açúcar na corrente sanguínea de forma lenta e gradual, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

  • Saúde do coração: ele contém ácido láurico, um tipo de gordura saturada que pode aumentar o colesterol HDL (colesterol bom) e ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

  • Saúde digestiva: rico em fibras, o coco seco pode promover a saúde digestiva, ajudando na regularidade intestinal e prevenindo a constipação.

  • Propriedades antioxidantes: assim como na água de coco, ele é rico em antioxidantes, como a vitamina E, que ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.

  • Suporte ao sistema imunológico: os ácidos graxos presentes no coco seco, podem oferecer propriedades antimicrobianas e antivirais, ou seja, fortalecem o sistema imunológico e protegem contra infecções.

Água de coco ou coco seco: qual é a melhor opção para a dieta de emagrecimento?

Você já sabe que a água de coco possui menos calorias em comparação ao coco seco, o que a torna uma boa opção para uma dieta de emagrecimento. Ela também é rica em eletrólitos, por isso é valiosa para manter o corpo hidratado durante os exercícios físicos e nos dias quentes.

Outro ponto positivo é que a água de coco é livre de gordura, o que ajuda as pessoas que estão controlando sua ingestão de gordura.

Por outro lado, o coco seco contém mais fibras do que a água de coco, e as fibras ajudam a promover a saciedade e controlar o apetite, o que as tornam uma boa aliada da dieta de emagrecimento.

As gorduras presentes no coco seco são saudáveis e por isso elas podem ajudar na queima de gordura durante a prática de exercícios.

Porém, apesar de tantos efeitos positivos, ele é bem mais calórico do que a água de coco devido ao seu teor de gordura e açúcar. Se você deseja perder peso, consuma com moderação.

Veja mais!

Conheça os benefícios da farinha de coco para a saúde.

Como conservar o coco na geladeira por mais tempo.

Temas relacionados