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Pera ou maçã: qual fruta é melhor pra saúde? Veja benefícios e descubra qual alimento vence o duelo na dieta

Será que você está fazendo a escolha certa na sua dieta? Descubra o poder nutricional de cada uma delas

Conheça os benefícios da pera e da maçã e descubra qual é a mais saudável (Foto: Freepik)

Qual é a fruta mais saudável: maçã ou pera? Se você tem curiosidade de saber qual das duas pode ser a melhor opção para a sua saúde, a resposta pode ser mais simples do que você imagina. As duas frutas são muito nutritivas, mas elas têm, sim, algumas diferenças do ponto de vista nutricional.

Não dá para negar que as duas frutas são muito práticas e saborosas como lanches (talvez só não seja uma boa ideia como lanche da tarde) e é possível fazer muitas receitas saborosas com a maçã e com a pera.

Embora a maçã pareça ter maior popularidade, a pera tem algumas vantagens importantes que incluem fibras solúveis e insolúveis, antioxidantes, poucas calorias e vitamina C. Mas o que pode tornar uma ou outra a melhor opção para a saúde? Veja a seguir!

Quais são as diferenças entre a maçã e a pera do ponto de vista nutricional?

As duas frutas não se distanciam muito na quantidade de calorias, mas a maçã possui um valor energético um pouco inferior (são 52 calorias da maçã contra 57 calorias da pera). No entanto, a pera tem mais fibras.

Já com relação às vitaminas, a maçã é mais rica nas vitaminas A e B5, já a pera contém mais ácido fólico e vitamina K. A pera ganha na quantidade de ferro, mas a maçã leva a melhor nos níveis de fluoreto.

Conheça a tabela nutricional das duas frutas (100g):

Antes de entender qual das frutas pode ser considerada a mais saudável, é importante conhecer a composição nutricional de cada uma.

  • Calorias da maçã: 52 calorias
  • Carboidratos: 16,6 gramas
  • Proteínas: 0,2 gramas
  • Gorduras totais: 0,2 gramas
  • Fibras: 2 gramas
  • Água: 83%

Com relação à pera, a composição nutricional apresenta algumas diferenças e só confirma que as duas opções são ótimas apostas para garantir uma alimentação equilibrada e saudável.

  • Calorias da pera: 53 kcal
  • Carboidratos: 14 gramas
  • Proteínas: 0,6 gramas
  • Gorduras totais: 0,1 gramas
  • Fibras: 3 gramas
  • Água: 85%

O que torna a pera superior à maçã em aspectos nutricionais

Antes de chegar à qualquer conclusão, é importante considerar que variar a quantidade de frutas na dieta é essencial para uma alimentação mais equilibrada e saudável. Desta forma, você abrange os nutrientes fundamentais para a saúde.

Mas é inegável afirmar que a pera é uma ótima opção para a dieta por ter menos calorias e ser importante fonte de fibras (a pera tem 67% mais fibras que a maçã).

As fibras insolúveis são aliadas da saúde digestiva e ajudam a regular o intestino, contribuindo ainda no controle do peso e da gordura corporal. A pera tem uma variedade de vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio e vitamina K.

O que torna a maçã superior à pera do ponto de vista nutricional

Estudos apontam importantes benefícios da maçã, como os seus compostos bioativos e fitoquímicos, como a quercetina e o ácido ursólico, que têm propriedades antibacterianas, anti-inflamatória e antitumoral.

As maçãs são boas fonte de vitamina C e de fibras solúveis, por isso ajudam na saúde digestiva e na regulação do açúcar no sangue.

Segundo o nutricionista João Rodrigues, autor do guia "Duelos de Alimentos", a maçã pode ser considerada a melhor opção se considerar a presença do fluoreto na fruta, aliada da saúde dentária.

Maçã e pera são duas frutas poderosas para a saúde

Tanto a maçã quanto a pera são uma ótima opção para a saúde. Como o TudoGostoso já mostrou aqui, elas são ricas em nutrientes e propriedades benéficas para o corpo. A melhor opção vai depender, na verdade, dos seus objetivos, das suas necessidades e preferências.

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