• Entrar
  • Cadastrar
Nem limão, nem morango: essa é a fruta com menos carboidratos líquidos a cada 100g. Descubra benefícios do alimento low carb!

É adepto da dieta low carb e está na dúvida sobre qual frutas inserir no cardápio? Entenda em detalhes a seguir!

Nem limão, nem morango: essa é a fruta com menos carboidratos líquidos a cada 100g. Descubra benefícios do alimento low carb!

Nem morango, nem limão: descubra fruta que tem um índice de carboidrato líquido ainda menor que estas duas (Foto: Canva)

Não restam dúvidas de que o consumo de frutas faz parte de uma alimentação saudável e apresenta uma série de benefícios ao organismo. No entanto, quem opta pela dieta low carb, com redução de carboidratos, fica na dúvida muitas vezes sobre quais são aquelas mais indicadas nesta opção.

Por isso, uma recomendação de especialistas em nutrição é priorizar frutas que tenham um baixo índice de carboidrato líquido, isto é, menos que 10g de carboidratos líquidos a cada 100g. O morango, por exemplo, traz apenas 5g de carboidratos líquidos na porção de 100g. O limão, por sua vez, tem 6g na mesma quantidade. Mas essas duas frutas ainda ficam atrás de outra, com uma taxa ainda menor de carboidratos líquidos: o abacate.

Dentre as vantagens do abacate para o organismo está esse baixo índice de carboidratos: apesar de ter 9g de carboidratos totais em 100g da fruta, 7g deste total são fibras, que são “subtraídas” da conta final dos carboidratos totais.

Qual é a função das fibras alimentares?

As fibras são importantes elementos na alimentação, especialmente se considerando o regime low carb, pois ajudam a garantir a saciedade, uma vez que retardam o processo digestivo e dão volume na alimentação.

Elas também têm o importante papel de ajudar a regular a glicemia do sangue: como as fibras ajudam a diminuir o ritmo da digestão, acabam reduzindo também a taxa de açúcar no sangue. Frutas ricas em fibras, como o abacate, ainda ajudam a promover a saúde digestiva, prevenindo a constipação e “alimentando” as bactérias benéficas do intestino.

Ácidos graxos do abacate também contribuem para a saciedade

Além disso, o abacate é rico em gorduras saudáveis, principalmente ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico. Essas gorduras ajudam a promover a saciedade, reduzindo a fome e os desejos por alimentos ricos em carboidratos.

Por fim, vale destacar que o abacate é uma fonte de diversos nutrientes essenciais, incluindo potássio, magnésio, vitaminas E, K e do complexo B. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na saúde cardiovascular, muscular, óssea e imunológica, garantindo que o corpo funcione de forma otimizada durante uma dieta com restrição de carboidratos.

Sabia o quanto o abacate pode ser valioso na dieta low carb? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre essa fruta e mais dicas de alimentação saudável.

Veja mais:

- Como fazer o abacate amadurecer mais rápido?

- Benefícios do abacate com limão: descubra por que você deve combinar essas duas frutas na alimentação;

- Você sabia que o caroço do abacate rende um chá cheinho de benefícios? Saiba como fazer!

Temas relacionados