Já imaginou juntar ovo, abobrinha, farinha de coco e queijo fresco ralado em uma só mistura para descobrir o resultado? Você vai se surpreender com essa dica de receita low carb da nutricionista Patrícia Leite (@patricialeitenutri). Essa combinação surpreendente resulta num croquete que é uma explosão de sabor!
Feito no forno, ele tem poucas calorias e os nutrientes poderosos presentes na abobrinha. A receita é fácil de fazer e funciona tanto para um lanchinho saudável de baixas calorias quanto para complementar as refeições principais.
"A abobrinha é rica em fibras, tem pouco carboidrato líquido e tem muitos antioxidantes", ressalta a especialista. Essa receita é uma ótima opção para quem está fazendo dieta low carb ou dieta cetogênica, para emagrecer com saúde. Confira o passo a passo!
Como preparar a receita de croquete e abobrinha low carb
Antes de listar os ingredientes, a nutricionista orienta usar a abobrinha com a casca para aproveitar ao máximo os benefícios dos nutrientes. Ela afirma que a receita rende 14 porções, cada uma com uma com 50 calorias, 0,7g de carboidratos (0,3g de fibras), 3g de proteínas e 3g de gorduras, aproximadamente.
Ingredientes:
- 1 abobrinha
- 1 colher de chá de sal
- 100g de mussarela
- 2 ovos
- 3 colheres de sopa de farinha de coco
- Pimenta do reino e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
O primeiro passo da receita é a abobrinha. Para essa receita, foi usada a abobrinha italiana de casca mais verde. Você deve ralar no ralo grosso e, em seguida, acrescentar o sal. Misture bem o sal com a abobrinha, coloque em uma peneira sobre um recipiente. Espere de 5 a 10 minutos.
"A gente vai tirar um pouco do excesso do líquido da abobrinha. O sal faz isso, pois ajuda a drenar. A abobrinha vai ficar pingando por um tempo", explica.
Logo depois, esprema a abobrinha na peneira e separe a água do recipiente para algum outro preparo, que pode ser para cozinhar arroz ou vegetais, conforme sugere Patrícia Leite. Com a abobrinha espremida, misture os ovos até formar uma massinha (o ovo vai acrescentar a proteína à receita) e adicione a cebolinha, desidratada ou fresca, e a pimenta do reino. Misture bem.
A próxima etapa é o queijo ralado, que a nutricionista sugere a mussarela ou qualquer outro queijo na mesma consistência puxa-puxa (o parmesão, por ser mais seco, não é a melhor opção). Para chegar ao ponto certo, a farinha de coco deve ser colocada aos poucos, até dar mais mais firmeza.
"Não é bom colocar a farinha de coco de uma vez porque ela é milagrosa! Muito rica em fibras, pouquíssimo carboidrato líquido, não tem gosto de coco e dá um ponto nas receitas incrível!", avisa. O ideal é usar de 2 a 3 colheres até que a massa fique mais espessa.
Finalização da receita
Antes de levar a massa ao forno, você deve colocar uma folha de papel vegetal em um tabuleiro e porcionar a massa no formato de sua preferência colocando sobre a folha para não grudar. Deixe os bolinhos assar por cerca de 15 minutos.
Caso prefira mais assado, deixe por mais tempo. E se desejar, acrescente outros temperinhos na receita de acordo com a sua preferência.
Veja mais!
Veja essa receita diferente e saborosa de rolinho de abobrinha recheado!
Receitas com farinha de coco: 25 opções de pratos salgados e doces para celíacos e dietas low carb.