• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer o abacate amadurecer mais rápido?

Quem nunca comprou um abacate verde e ficou sem paciência para esperar a fruta amadurecer? Mas com esses truques simples é possível agilizar o processo em apenas algumas horas. 


 

Veja como amadurecer o abacate mais rápido com 4 truques infalíveis. (créditos: Shutterstock) 

O abacate é uma fruta versátil que pode ser aproveitada de diversas maneiras. Ele pode ser consumido in natura ou no preparo de receitas doces e salgadas, além de sucos e vitaminas. O problema é que às vezes a gente acaba comprando a fruta quando ela ainda está bem verde, o que não é ponto ideal para o consumo. Isso porque embora não faça mal à saúde, o abacate imaturo costuma ser mais amargo e com textura firme demais.

Porém, existem algumas técnicas simples que podem fazer seu abacate amadurecer muito mais rápido. Quer saber como? Descubra a seguir com o TudoGostoso.

Como amadurecer o abacate em poucas horas: aprenda 4 truques infalíveis

Truque do jornal e do papel alumínio

Essa é a técnica para amadurecer abacate mais conhecida de todas. Tudo o que você precisa é embrulhar a fruta no do jornal ou papel alumínio cuidadosamente e deixar descansando em um local seco e arejado. O truque ajuda a reter o gás etileno liberado pela fruta, o que ajuda a acelerar a sua maturação em até 3 dias. Quando o abacate estiver macio, significa que ele está pronto para o consumo.

Truque do forno ou micro-ondas

Se você não quiser esperar 3 dias para o abacate ficar maduro, aposte no truque do micro-ondas. Para este método, faça alguns furinhos na fruta, enrole-a no papel-toalha e esquente no micro-ondas de 30 em 30 segundos até que sua textura fique macia. O calor acelera o amadurecimento do abacate em poucos minutos. Você também pode realizar o processo no forno. Nesse caso, é só embrulhar o abacate no papel alumínio e colocar no forno preaquecido a 90°C por 15 minutos.

Truque da banana e da maçã

Assim como o abacate, a banana e a maçã também liberam gás etileno. Por isso, se você colocar as três frutas juntas dentro de um saco plástico fechado e sem furos, o abacate vai amadurecer em até 24 horas. Mas é importante que a banana esteja com o cabo e a maçã precisa estar madura. Além do saco você também pode colocar as frutas dentro de pote de plástico fechado.

Truque da farinha de trigo

Por incrível que pareça, farinha de trigo também ajuda a amadurecer o abacate mais rápido. Basta colocar a fruta em um recipiente fundo, cobri-la completamente com a farinha e deixar descansando por um dia em temperatura ambiente. O ingrediente não apenas aquece o abacate como também absorve a umidade, acelerando a sua maturação. Passado esse tempo, você vai perceber que a fruta estará bem mais macia e pronta para o consumo.

Veja também:

Avocado é abacate? Descubra a diferença entre os frutos e veja como preparar o avocado
Como amadurecer as bananas mais rápido?
Abacate: 10 receitas deliciosas

Temas relacionados