O abacate é uma fruta incrível que pode ser usada para preparar pratos maravilhosos. Doces e salgados como a vitamina de abacate e a famosa guacamole, são exemplos de receitas fáceis que podem ser feitas com esse ingrediente. Mas as vezes meio abacate é suficiente para um prato, e o que fazer com o pedaço que sobra? Para que sua fruta não estrague o TudoGostoso te ensina algumas dicas. Confira os passo a passos e aprenda a nunca mais deixar o abacate escurecer depois de aberto.
Cuide dos ingredientes: saiba como armazenar o abacate da maneira correta para que ele não escureça
Cuide dos ingredientes: saiba como armazenar o abacate
Quais os benefícios do abacate?
O abacate é uma ótima fruta, além de ser superversátil, ele consegue concentrar vitaminas e antioxidantes. Todos eles são importantes para o nosso corpo e ajudam a promover a saúde dos nossos tecidos, dentes, células e muito mais. Sem contar que como ingrediente, ele pode ser usado em diversos preparos, de doces a salgados.
Qual a diferença entre abacate e avocado?
O avocado na verdade é como se fosse um abacate um pouquinho melhor. Mas ao mesmo tempo ele é mais difícil de ser encontrado nos mercados e, normalmente, tem um preço mais elevado. Ele pode ser considerado um parente muito próximo do abacate, tanto que possui um sabor e textura bem parecidos, mas menos calorias.
Como não deixar o abacate escurecer?
Sabe aquela hora que abrimos o abacate e usamos apenas a metade dele (lembrando que essas dicas também funcionam com o avocado)? Então, quando guardamos na geladeira, na maioria das vezes, ele acaba ficando mais escuro e até mesmo passado. Para que você possa usá-lo sem perder o fruto, a gente te mostra algumas opções fáceis:
Usando manteiga
Aqui você não pode substituir por margarina, tem que ser manteiga mesmo, ok? Então, depois de abrir o abacate e usar apenas uma banda, você vai pegar um pouco de manteiga e passar levemente por esse pedaço. Com uma faca mesmo, mas lembre-se de fazer movimentos leves para não estragar a fruta. Aí é só armazenar da melhor forma.
Usando limão
Essa dica pode ser usada tanto no abacate inteiro, ainda na casca, quanto se você resolver retirá-lo e guardar separado. Tudo que você precisa fazer é umedecer o abacate com o suco de 1 limão ou meio, dependendo da quantidade. Aí, novamente, é só armazenar em um pote com a tampa bem fechada.
Usando a semente do abacate
Essa dica dá mais certo quando o abacate já está fora da casca e sendo armazenado picado ou como um creme. Tudo que você tem que fazer é guardar o resto do abacate junto com o próprio caroço dele, na mesma vasilha. Não esqueça de deixar bem fechado e contar o tempo na geladeira.
Usando farinha de rosca
E por último, você pode impedir que as sobras do seu abacate escureça usando um pouco de farinha de trigo. Tudo que você precisa fazer é polvilhar um pouco da farinha na superfície do abacate que será guardado na geladeira.
Obs: é claro que essas dicas devem ser aliadas a uma boa armazenação, como falamos anteriormente. Além disso, o ideal é sempre deixar os pedaços na geladeira e ficar de olho no tempo que você vai esperar para usar novamente aquele ingrediente em uma receita.
Veja mais: