Por que a sua dieta não está dando certo? Talvez você esteja fazendo as estratégias erradas acreditando que são as melhores apostas para emagrecer. Quem nunca viveu a experiência de cortar alguns alimentos para uma perda de peso mais rápida, mas acabou se decepcionando dias depois ao perceber que os resultados não saíram como o desejado?
Por este motivo a nutricionista Patricia Augstroze lista alguns erros comuns na dieta de emagrecimento. Será que você está cometendo algum desses deslizes? Descubra a seguir!
4 erros que que estão atrapalhando a sua dieta
Você é dessas pessoas que testa tudo o que lê ou ouve por aí e resolve experimentar na primeira oportunidade? E se você se apaixonar pela novidade que acaba de incluir no seu cardápio, será que vai conseguir consumir de forma moderada? Cuidado, esse pode ser um dos erros que você está cometendo e não percebe.
Confira quais são as estratégias às avessas mais comuns entre as pessoas que estão na busca por emagrecer.
1. Se empolgar nos alimentos considerados saudáveis
Um deslize muito comum, de acordo com a nutricionista, é a pessoa perder o controle daqueles alimentos considerados saudáveis. E aí ataca a granola porque é boa para saúde, o açaí porque é uma maravilha, o abacate que é incrível, e assim a dieta pode acabar prejudicada.
"Esse é um erro, porque apesar de os alimentos saudáveis serem muito bem-vindos, se a gente não conseguir controlar a quantidade, é melhor que eles não entrem num primeiro momento. O processo de emagrecimento envolve uma conta matemática, onde eu preciso ingerir menos calorias do que eu gasto", alerta.
Ao apostar em uma alimento com alta densidade calórica, o ideal é ingerir em pequenas porções. Mas se você é uma pessoa que precisa de quantidade, a melhor estratégia é investir na salada, nos legumes e em alimentos mais magros.
2. Mudança radical na alimentação
Ela destaca como um dos erros as mudanças radicais na rotina alimentar. "Você não bebe mais nada de álcool de repente, treina de duas a três vezes ao dia, zera o carboidrato, o doce e em pouco tempo fica tudo muito difícil", explica a nutricionista, indicando uma semana mais regrada, mas incluindo alguma coisa que goste em menor quantidade: "Mas precisa ficar na minha vida, porque senão me despersonaliza. Fica impossível!".
"Se eu quero levar uma dieta pra minha vida, eu não posso ser tão radical, porque eu não vou sustentar, vou abandonar essa dieta e nunca mais eu vou querer ouvir", aponta Patricia Augustroze, acrescentando que uma dieta que tem resultado é uma dieta que sustenta os resultados, que emagrece de forma definitiva.
3. Exagerar no café
O terceiro erro que ela costuma ver no seu consultório é o exagero no consumo de café, embora ele ofereça muitos benefícios, o excesso pode atrapalhar o bem-estar. "O café demais aumenta a ansiedade, a irritabilidade, causa insônia e até às vezes aumenta a vontade de comer um docinho", explica.
E a qualidade do sono é um fator relevante para quem está em processo de emagrecimento. "Se eu não durmo bem, eu não emagreço. Cuidado com o exagero do café. É mais interessante colocar água no lugar dele. Você se hidrata, desintoxica, desincha. Só cuidado para não beber água até muito perto de dormir, pelo mesmo motivo. O sono deve ser prioridade", reforça.
4. Zero carboidrato
E de uma hora para outra você decide não comer nada de carboidrato: nem fruta, nem verdura, nem legume. "Faz uma dieta muito radical, uma dieta cetogênica, que tem o seu valor, mas por períodos curtos e não para levar para a vida. Fica insustentável."
A especialista orienta comer a fruta in natura, e não em suco; deixar a verdura e o legume. "O carboidrato está relacionado com a imunidade e uma dieta que eu reduzo, eu corro o risco de baixar a imunidade. Então, tirar totalmente o carboidrato não é indicado", alerta.
E ainda tem o aspecto de reduzir muito a energia da pessoa, além de piorar a qualidade do sono e a qualidade de neurotransmissores, piorando o meu humor e aumentando a irritabilidade. "Porque eu paro de formar serotonina, melatonina e outros neurotransmissores", explica ela.
Com essas dicas, fica fácil de entender que comer menos carboidrato é um caminho interessante para o emagrecimento, mas eliminar os carboidratos saudáveis talvez não seja a melhor estratégia.
Veja mais!
Própolis além da imunidade: como o fitoterápico ajuda no emagrecimento e na compulsão por doces. Veja os benefícios!
Gelo fit de 3 ingredientes vai te fazer perder mais calorias no treino! Veja dica de nutricionista.