• Entrar
  • Cadastrar
Dá para comer hambúrguer todo dia mesmo de dieta, desde que você siga essas dicas da nutri
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Nutricionista dá todas as dicas para você incluir o seu lanche preferido no cardápio e sem colocar a sua dieta - e saúde - em risco

Dá para comer hambúrguer todo dia mesmo de dieta, desde que você siga essas dicas da nutri

Você pode comer hambúrguer durante a dieta, mas se for desse jeito (Foto: Shutterstock)

Pode comer hambúrguer na dieta sem ganhar peso? A resposta é sim. Certamente, por essa você não esperava. É que muita gente ainda acredita que as dietas de perda de peso se limitam a refeições com saladas, peixes e frangos, além da batata-doce para complementar.

Mas segundo a nutricionista Beatriz Lugli, os exageros nas restrições de alimentos durante os planos alimentares de emagrecimento até contribuem para o aumento da compulsão por determinados alimentos.

Nesses casos, os doces e carboidratos de rápida absorção costumam ser os mais desejados. Por este motivo, a especialista defende uma alimentação equilibrada na qual o hambúrguer possa fazer parte do cardápio.

Como incluir o hambúrguer na dieta para comer sem culpa

Comer um hambúrguer diariamente não significa que a sua dieta será comprometida. E, acredite, você ainda consegue emagrecer.

Para quem é fã desse lanche, é possível adicioná-lo ao cardápio, mas seguindo as orientações da nutricionista para manter o equilíbrio e o planejamento alimentar em dia.

"Incluir hambúrguer diariamente pode ser viável se forem feitas escolhas conscientes, ajustando a composição e a frequência ao planejamento nutricional. Para quem busca emagrecimento, o foco deve ser no equilíbrio calórico e na qualidade dos alimentos", destaca ao MinhaVida.

O segredo está em como você irá incorporar este sanduíche no seu plano alimentar. Caso já esteja seguindo uma dieta equilibrada, rica em vegetais, frutas, fibras e proteínas, os efeitos não serão desastrosos.

Nutricionista ensina a montar um hambúrguer saudável sem atrapalhar a dieta

Você só precisa saber escolher os ingredientes para preparar o seu hambúrguer, não tem mistério. Beatriz Lugli explica que optar por preparar o próprio hambúrguer caseiro é uma decisão inteligente.

"Permite maior controle dos ingredientes, evitando conservantes, excesso de sódio e gorduras saturadas presentes nas versões industrializadas", destaca ela. Siga as dicas da especialista!

1. Escolha uma carne magra para o hambúrguer

Se você come carne, opte pelos cortes magros, como patinho ou peito de frango. Já para pessoas que não comem proteína animal, ingredientes como grão-de-bico, lentilha ou tofu são as mais recomendadas.

2. Evite frituras e recorra a preparos mais saudáveis

O primeiro conselho da nutricionista é fugir das frituras: "Para reduzir a gordura adicionada, prefira grelhar, assar ou usar a airfryer, garantindo uma preparação mais saudável."

3. Tempere o hambúrguer com ingredientes naturais

Você não precisa carregar no sal para garantir mais sabor. Os temperos naturais e especiarias, como curry, cominho, páprica, alho e ervas frescas são excelentes opções e ainda oferecem benefícios nutricionais. "Temperos naturais são ótimos para realçar o sabor", destaca.

4. Escolha o pão certo para a sua dieta

Aposte nas alternativas de pães mais nutritivas. "Prefira pão integral (rico em fibras), pão de batata-doce, wraps integrais ou até uma versão low carb para tornar o hambúrguer mais leve."

5. Incremente o sanduíche com acompanhamentos naturais

Inclua muitas folhas verdes, como rúcula, alface e espinafre, além de tomate, cogumelos e cenoura ralada para dar mais sabor e textura. O picles também é uma deliciosa opção caso agrade o seu paladar.

6. Escolha versões mais leves de molhos e queijos

Dispense os molhos industrializados, que costumam ser ricos em sódio e gorduras ruins, por opções menos calórica de molhos e queijos: "Prefira versões caseiras, como pesto de manjericão com queijo cottage ou ricota."

Inclua exercícios físicos para ter melhores resultados

Com essas dicas valiosas de nutricionista, você vai garantir um lanche delicioso e saudável no seu cardápio e sem ganhar peso.

Só não esqueça de incluir atividades físicas regularmente para ajudar no emagrecimento mais eficiente e manter uma dieta bem equilibrada, rica em nutrientes.

Veja mais!

É por isso que no final da tarde você fica desesperada para comer tudo que vê pela frente

A melhor receita da dieta mediterrânea para substituir a batata frita no almoço (como fazer o prato com um molho especial!)

Temas relacionados