
Saiba quais são os molhos liberados para não deixar a sua salada saudável sobrecarregada em gorduras, sódio e mais (Foto: Shutterstock)
O consumo diário de saladas costuma ser uma das principais recomendações para quem deseja mudar os hábitos alimentares e adotar uma dieta mais saudável. Não há dúvida de que essa estratégia é infalível - principalmente quando os vegetais verde-escuros são incluídos em maiores quantidades -, já que os ingredientes frescos são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
O problema é quando você incrementa as suas saladas com determinados molhos que passam longe de ser uma opção saudável. Por isso, não se iluda achando que toda salada caesar é saudável.
E é o caso dos produtos industrializados vendidos prontos nos supermercados. Eles são ricos em gordura, açúcar, sódio e outros conservantes. Embora preparar os molhos em casa seja sempre uma boa ideia, você ainda pode comprar algumas versões mais saudáveis se o seu tempo for curto. Confira algumas dicas!
Quais ingredientes são mais saudáveis em um molho de salada
Veja algumas recomendações de especialistas, de acordo com diferentes preferências de gostos, ao escolher um molho de salada mais saudável
- Escolha óleos saudáveis: os vinagretes e molhos semelhantes são mais nutritivos quando feitos com óleos de oliva, canola, girassol ou cártamo.
- Opte por laticínios: se desejar uma opção mais cremosa, prefira um molho para salada à base de iogurte em vez de um molho à base de maionese para aumentar sua ingestão diária de laticínios.
- Leia o rótulo: as versões "light" ou "sem gordura" ainda podem conter níveis mais altos de açúcar adicionado, calorias, gordura e outros aditivos. Leia os rótulos dos ingredientes com atenção.
Esses são os molhos prontos para salada mais saudáveis
Com base nas dicas dos especialistas para o Verywell Health, saiba quais são os molhos de saladas mais saudáveis que são encontrados em lojas ou supermercados.
"Incremente sua salada com coberturas saudáveis. Nozes e sementes, como pistache, amêndoas, nozes, girassol e sementes de abóbora, dão um toque crocante. O abacate tem gorduras saudáveis e fibras, enquanto os ovos cozidos acrescentam proteína", aconselha a médica Jamie Johnson.
E acrescenta: "Frutas secas e frutas com baixo teor de açúcar, como maçãs, peras, morangos e tangerinas, acrescentam doçura."
Gergelim e gengibre:
Esse molho é uma opção sólida e nutritiva, que equilibra gergelim, gengibre e soja. Os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios do gengibre podem reduzir a náusea, proteger contra doenças cardíacas e potencialmente estimular a perda de peso.
Uma base de molho como o óleo de gergelim é isenta de sódio, açúcar e carboidratos e contribui com um sabor leve e saboroso. No entanto, o óleo de gergelim pode ter mais calorias e gordura e não contém proteínas ou fibras.
Vinagre balsâmico:
O vinagre balsâmico tem um sabor ácido e azedo distinto, geralmente com menos calorias, sódio e açúcar. Essa opção popular combina óleo e vinagre, oferecendo vários benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, o vinagre balsâmico pode ajudar a proteger contra inflamações e certas doenças crônicas.
Abacate e limão:
Para um molho mais cremoso, uma mistura de abacate e limão pode transformar uma salada simples em uma refeição saborosa e farta. O abacate possui gorduras monoinsaturadas que ajudam na saúde do coração e nos níveis de colesterol.
Usá-los como base com iogurte grego é uma boa opção. A adição de suco de limão dá um impulso cítrico e de vitamina C.
Vinagrete de limão:
Os vinagretes podem conter menos gordura saturada que os molhos cremosos. Embora esses molhos contenham óleos que podem acrescentar gorduras insaturadas saudáveis à sua salada, eles também podem acrescentar calorias.
O limão adicionado pode ajudar a compensar o sabor azedo do vinagre, acrescentando doçura sem a adição de açúcar.
Mostarda com mel:
Esse molho doce, salgado e cremoso inclui ingredientes mais saudáveis, como mostarda, vinagre, azeite de oliva e mel. A mostarda simples é tradicionalmente mais baixa em calorias e carboidratos em comparação às variedades aromatizadas, como a honey Dijon.
Opções que incluam iogurte grego ou com baixo teor de gordura para engrossar o molho ajudariam a manter essa opção relativamente saudável.
Iogurte grego ranch:
Embora o molho ranch tradicional seja mais rico em calorias, carboidratos e açúcar, o uso de uma versão com iogurte grego pode torná-la mais saudável. O iogurte grego não tem fibras. Entretanto, é naturalmente rico em proteínas e tem baixo teor de gordura e calorias.
Vinagre de maçã:
O vinagre de cidra de maçã é um líquido fermentado de maçãs esmagadas e levedura que oferece vários benefícios à saúde. A adição de azeite de oliva como base torna essa opção leve, mas ligeiramente doce e picante, que também é saudável para o coração.
Gengibre e cúrcuma:
A combinação desses dois ingredientes poderosos tem o potencial de criar uma das opções de molho mais saudáveis compradas em lojas. O gengibre e a cúrcuma apresentam vários benefícios para a saúde, incluindo o apoio à função imunológica, o alívio da dor e o alívio da náusea.
Quais são os molhos de salada mais prejudiciais à saúde?
Alguns molhos de salada populares contêm gordura, sódio, açúcar e calorias ocultos, o que os torna escolhas menos ideais.
Caesar Salad:
Esse molho cremoso é rico em gordura saturada e sódio, principalmente com o queijo e os croutons que cobrem a salada Caesar, uma das mais tradicionais em oito países. O molho também é comumente feito com ovos crus, o que representa um risco de doenças transmitidas por alimentos.
Thousand Island:
O uso de maionese e ketchup para dar ao molho Thousand Island seu sabor exclusivo significa que ele é repleto de gordura, açúcar e sódio. Como esses ingredientes principais são ricos em gordura saturada, seu consumo regular ao longo do tempo pode aumentar o risco de desenvolver níveis elevados de colesterol e doenças cardíacas.
Queijo Bleu:
Popular por seu sabor picante, o molho de queijo bleu é feito com uma base espessa, como maionese ou creme azedo. Com baixo teor de proteína, mas alto teor de gordura saturada, colesterol, sódio e calorias, não é considerado uma boa fonte de vitaminas e minerais.
Os especialistas recomendam ainda evitar o uso de molho de queijo bleu e outras coberturas cheias de gordura, como croutons, pedaços de bacon e nozes, e se concentrar mais na adição de vegetais coloridos à salada.
Utilize molhos prontos apenas se o preparo dos molhos caseiros não for uma opção viável
É importante ter atenção porque alguns molhos de salada comprados prontos podem transformar uma refeição saudável em uma porção sobrecarregada de gordura, carboidratos, sódio, açúcar e muito mais.
Mas ainda é possível encontrar alternativas de molhos mais saudáveis disponíveis nas lojas e supermercados, caso fazer o molho em casa não seja uma opção. Na dúvida, consulte um profissional de saúde para fazer uma melhor escolha para sua saúde.
Veja mais!
Esses são os motivos para você incluir o vegetal mais saudável do mundo na sua dieta
Não coma salada pronta sem antes saber os riscos à saúde! Estudo aponta os perigos