• Entrar
  • Cadastrar
O tipo de pão que pode ser o segredo para uma dieta mais saudável
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Entenda por que esse tipo de pão pode ser a melhor opção para as pessoas com diabetes

O tipo de pão que pode ser o segredo para uma dieta mais saudável

Entenda por que o pão de fermentação natural é uma boa opção para a sua saúde (Foto: Shutterstock)

O pão de massa fermentada, também conhecido como sourdough, é uma das versões mais antigas de pão fermentado e continua sendo um favorito em muitas culturas pelo mundo e indicado pelos nutricionistas no lugar do pão francês e do pão de forma.

Feito a partir da fermentação de bactérias do ácido láctico e levedura, ele se destaca pelo seu sabor levemente picante e seus benefícios à saúde. E o melhor: é muito simples de fazer, usando apenas três ingredientes básicos: farinha, água e sal.

Embora seja uma ótima opção para muitos, quem tem doença celíaca deve ficar longe dele, já que contém glúten. Saiba por que vale a pena optar por esse pão na sua dieta.

Esse pão é rico em benefícios e fácil de incorporar à dieta

Segundo sugere Elizabeth Barnes, especialista em nutrição, esse pão é uma forma fácil e gostosa de enriquecer as refeições do dia a dia.

"É fácil incorporá-lo às refeições. Corte o pão em pedaços e toste-os; adicione tomates e um molho picante de azeite de oliva, vinagre de vinho tinto e tempero italiano para fazer uma salada panzanella", indica ao site Verywell Health.

Conheça os efeitos desse pão para a sua saúde e descubra como ele pode ser uma boa opção para a sua dieta.

1. Melhora a saúde intestinal

A massa fermentada contém bactérias do ácido láctico e leveduras com propriedades prebióticas e probióticas que beneficiam a saúde intestinal.

Embora os probióticos não sobrevivam ao calor do cozimento, os prebióticos permanecem, alimentando as bactérias intestinais saudáveis e ajudando na digestão.

As bactérias do ácido láctico liberam prebióticos como o beta-glucano, que potencializam a atividade probiótica no sistema digestivo.

2. Pode levar a uma melhor digestão

As bactérias do ácido láctico da massa fermentada quebram carboidratos não digeríveis, como os FODMAPs, que podem causar inchaço e desconforto em pessoas com sensibilidade ao glúten não celíaco (NCGS) ou síndrome do intestino irritável (SII).

Durante a fermentação, as proteínas do pão são decompostas em peptídeos bioativos e aminoácidos mais fáceis de digerir. Algumas evidências indicam que o pão de massa fermentada pode aliviar os sintomas digestivos em pessoas com SII.

3. Reduz os antinutrientes

Os antinutrientes, como o ácido fítico encontrado em grãos, legumes e nozes, podem bloquear a absorção de minerais como ferro, zinco e cálcio.

O processo de fermentação da massa fermentada quebra o ácido fítico, facilitando a absorção desses nutrientes pelo corpo.

4. Ajuda reduzir os níveis de açúcar no sangue

O pão de massa fermentada tem um índice glicêmico (IG) mais baixo do que outros pães, devido aos ácidos acético e lático produzidos durante a fermentação.

O ácido acético retarda o esvaziamento gástrico, e o ácido lático reduz a disponibilidade de amido, evitando picos de açúcar no sangue. Alimentos com IG baixo (abaixo de 55) são digeridos mais lentamente, resultando em um aumento gradual do açúcar no sangue.

O pão de massa fermentada, especialmente com farinha de trigo integral, causa um aumento menor do açúcar no sangue em comparação com o pão integral e o branco, embora mais pesquisas sejam necessárias.

5. Previne doenças graves

O pão integral de massa fermentada, um componente da dieta mediterrânea, pode ser uma adição saudável a uma dieta com baixo IG.

Dietas com baixo índice glicêmico (IG) podem reduzir os níveis de colesterol, diminuir o risco de doenças cardíacas, prevenir o diabetes tipo 2 e auxiliar no controle do peso.

6. Contém menos glúten

O glúten, presente no trigo, centeio e cevada, pode causar problemas digestivos em pessoas com distúrbios relacionados ao glúten.

A fermentação da massa fermentada quebra parte do glúten, tornando-a mais tolerável para quem tem sensibilidade leve ao glúten.

No entanto, pessoas com doença celíaca devem evitar completamente alimentos com glúten.

Benefícios da composição nutricional do pão de massa fermentada

A composição do pão de massa fermentada pode variar dependendo do tipo de farinha e de outros ingredientes usados e do método de preparo. Veja alguns dos benefícios valiosos desse pão.

  • Fibras. Normalmente, o pão de massa fermentada feito com farinha de trigo tem mais fibras e algumas vitaminas e minerais do que o pão de massa fermentada feito com farinha branca não enriquecida;

  • Vitaminas do complexo B. A massa feita com farinha enriquecida é rica em várias vitaminas B, envolvidas na formação de glóbulos vermelhos e na produção de energia;

  • Manganês. Também é uma fonte rica em manganês, um mineral necessário para a produção de energia e ossos saudáveis;

  • Selênio. E ainda é fonte selênio, um poderoso antioxidante que protege o corpo de radicais livres, que contribui para a reprodução saudável, o funcionamento da glândula tireoide e a produção de DNA;

  • Ferro. O pão de massa fermentada com farinha enriquecida cobre 13% de suas necessidades diárias de ferro, que é necessário para a formação da hemoglobina, que transporta o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.

Veja mais!

Fermento natural do zero usando uma maçã: veja como fazer, é muito simples!

Pão saudável assado em casa: fazer fermentação natural é mais fácil do que você pensa, é só ter paciência…

Temas relacionados