
Uma fruta poderosa e bastante popular na casa dos brasileiros é ótima para a saúde do fígado (Fotos: Shutterstock)
A diabetes é uma doença silenciosa e muitas vezes deixa de ser diagnosticada precocemente porque muitos pacientes são assintomáticos. No entanto, alguns sinais podem te ajudar a detectar esse problema.
Para quem já convive com a doença ou procura seguir uma dieta equilibrada para evitá-la, alguns alimentos podem ser verdadeiros aliados no controle do açúcar no sangue.
Um das importantes estratégias é adicionar à dieta aqueles alimentos que ajudam a limpar o fígado e há uma fruta muito eficaz para isso: a maçã!
Qual a diferença entre glicose e insulina
Diabetes é uma doença crônica na qual os níveis de glicose no sangue estão muito elevados e por este motivo, com algumas estratégias alimentares e novos hábitos, é possível controlar as taxas.
No entanto, é importante entender que existe uma diferença entre a glicose e insulina:
- Glicose: é a principal fonte de energia do organismo. É um açúcar que o corpo obtém através dos alimentos e que é transportado pelo sangue para ser utilizado pelas células. O fígado também produz glicose quando necessário;
- Insulina: é um hormônio produzido pelo pâncreas e que ajuda a transportar a glicose do sangue até as células, onde é transformada em energia. Pessoas com diabetes não conseguem produzir insulina e/ou não a utilizam como deveriam.
Quem tem diabetes precisa seguir uma dieta controlada e fazer a escolha certa dos alimentos para controlar os níveis de glicose no sangue.
Pessoas com diabetes precisam dar atenção à saúde do fígado
A saúde do fígado também é muito importante nesses caso, já que 50% das pessoas com diabetes tipo 2 costumam desenvolver fígado gorduroso não alcoólico, podendo evoluir para complicações mais graves se não for controlado, segundo a Clínica Mayo.
O fígado regula a maioria dos níveis químicos no sangue e filtra as substâncias nocivas, como álcool e drogas. O gengibre, por exemplo, é considerado um antídoto antioxidante e anti-inflamatório para o fígado gorduroso.
O órgão produz a bile, líquido que decompõe as gorduras e promove a limpeza do organismo a partir da produção de enzimas desintoxicantes.
Essa é a fruta que você deve comer para a saúde do fígado
Quem tem diabetes precisa redobrar os cuidados com o fígado e mantê-lo limpo. E é por este motivo que alguns alimentos, assim como determinadas frutas, são boas opções para melhorar o funcionamento do órgão.
A maçã está nessa lista seleta! De acordo com um estudo publicado pelo National Institutes of Health, essa fruta é boa para o fígado gorduroso porque contém uma mistura de fibras e antioxidantes.
Benefícios da maçã para o fígado:
- Essa fruta possui alto teor de carboidratos, mas a presença de fibras ajuda a retardar a absorção dos açúcares e evita picos glicêmicos;
- Presença de pectinas, tipo de fibra solúvel que promove a eliminação de toxinas;
- As pectinas também ajudam a reduzir os níveis de colesterol e a regular o açúcar no sangue, prevenindo doenças como diabetes e distúrbios cardiovasculares;
- Por ser rica em polifenóis, consumir maçã ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e proteger as células do fígado contra danos oxidativos.
A maçã ainda se destaca por ser uma fruta com baixo índice glicêmico, por isso, ao comê-la, você tem aumento gradual e controlado da glicemia.
Veja mais!
Dieta e saúde: 2 temperos para reduzir o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina com alimentação
5 coisas que acontecem com o corpo se você comer uma maçã por dia todos os dias?