• Entrar
  • Cadastrar
Veja por que você deveria comer lentilhas pelo menos uma vez por semana
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Saiba por que os especialistas de Harvard aconselham consumir lentilhas regularmente e o que acontece com a sua saúde

Veja por que você deveria comer lentilhas pelo menos uma vez por semana

Rica em proteínas e fibras, a lentilha é ideal para ensopados, saladas, molhos e acompanhamentos (Foto: Shutterstock)

Você não precisa esperar as festas de fim de ano para se deliciar com um prato de lentilhas. Definitivamente, você não deveria esperar tanto tempo, é o que aconselham os especialistas de Harvard.

Esses grãos são ricos em proteínas e fibras, por isso até são aliados da perda de peso. Por serem muito nutritivos, eles deveriam ser tão presentes na dieta quanto costuma ser o feijão para os brasileiros.

Os especialistas recomendam o consumo de lentilhas, pelo menos, uma vez por semana. Elas são consideradas um "superalimento". Entenda o que a lentilha pode fazer pela sua saúde.

Saiba por que você deve comer lentilha, pelo menos, uma vez por semana

Você pode até substituir o pão pela lentilha no café da manhã! E essa não é mais uma daquelas dicas da moda que surgem em virais na internet. Consumir lentilha regularmente deve ser um hábito para quem está em busca de saúde e bem-estar, pois ela tem muitas propriedades capazes de ajudar o corpo a funcionar bem.

E é por este motivo que ela está na categoria dos superalimentos, assim como a aveia, por exemplo. Dentre os seus muitos benefícios à saúde, o alto teor de fibras e magnésio, o baixo teor de gordura e sódio, a presença de componentes como potássio, polifenóis e antioxidantes tornam este grão um item essencial na dieta.

Os atletas devem comer lentilha para ajudar na reparação muscular

Para atletas e marombeiros, incluir lentilhas na dieta é uma boa alternativa, pois este vegetal ajuda na reparação muscular, no fortalecimento dos dentes e dos ossos, além de ter um efeito saciante, ideal para quem busca manter ou perder peso.

A lentilha ainda é uma excelente opção de alimento para as pessoas adeptas de uma alimentação vegana, já que esse grão contém 9 gramas de proteína em 100 gramas.

Nutrientes presentes na lentilha ajudam a prevenir o diabetes

Os compostos presentes nessa leguminosa ajudam a prevenir doenças crônicas, como é o caso do diabetes. Segundo afirmam os especialistas, as lentilhas também podem ajudar na redução de problemas estomacais, como a constipação, e de doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto.

O consumo regular do vegetal também pode ajudar a prevenir anemia, devido ao seu alto teor de ferro.

Como incorporar a lentilha no cardápio do dia a dia

Além de ser muito nutritiva, a lentilha é um vegetal muito versátil e que está presente em muitas receitas culinárias deliciosas. E você não precisa utilizar a panela de pressão para cozinhá-la. A lentilha pode ser preparada na panela comum e sem que seja necessário deixar muito tempo no fogo.

Embora seja um prato tradicional no Ano-Novo por causa das superstições, existem muitas receitas com lentilha práticas e saborosas para preparar o ano inteiro. Para quem deseja algo mais refrescante, a salada de lentilha é uma ótima ideia.

E você também pode fazer um arroz com lentilha e ganhar pela praticidade de fazer uma receita deliciosa e completa num único prato.

Veja mais!

Por que comer lentilha no Ano-Novo? Entenda a superstição e aprenda receitas fáceis com o ingrediente

A fruta que destronou a lentilha quando o assunto é fonte de ferro na alimentação

Temas relacionados