Você não precisa esperar as festas de fim de ano para se deliciar com um prato de lentilhas. Definitivamente, você não deveria esperar tanto tempo, é o que aconselham os especialistas de Harvard.
Esses grãos são ricos em proteínas e fibras, por isso até são aliados da perda de peso. Por serem muito nutritivos, eles deveriam ser tão presentes na dieta quanto costuma ser o feijão para os brasileiros.
Os especialistas recomendam o consumo de lentilhas, pelo menos, uma vez por semana. Elas são consideradas um "superalimento". Entenda o que a lentilha pode fazer pela sua saúde.
Saiba por que você deve comer lentilha, pelo menos, uma vez por semana
Você pode até substituir o pão pela lentilha no café da manhã! E essa não é mais uma daquelas dicas da moda que surgem em virais na internet. Consumir lentilha regularmente deve ser um hábito para quem está em busca de saúde e bem-estar, pois ela tem muitas propriedades capazes de ajudar o corpo a funcionar bem.
E é por este motivo que ela está na categoria dos superalimentos, assim como a aveia, por exemplo. Dentre os seus muitos benefícios à saúde, o alto teor de fibras e magnésio, o baixo teor de gordura e sódio, a presença de componentes como potássio, polifenóis e antioxidantes tornam este grão um item essencial na dieta.
Os atletas devem comer lentilha para ajudar na reparação muscular
Para atletas e marombeiros, incluir lentilhas na dieta é uma boa alternativa, pois este vegetal ajuda na reparação muscular, no fortalecimento dos dentes e dos ossos, além de ter um efeito saciante, ideal para quem busca manter ou perder peso.
A lentilha ainda é uma excelente opção de alimento para as pessoas adeptas de uma alimentação vegana, já que esse grão contém 9 gramas de proteína em 100 gramas.
Nutrientes presentes na lentilha ajudam a prevenir o diabetes
Os compostos presentes nessa leguminosa ajudam a prevenir doenças crônicas, como é o caso do diabetes. Segundo afirmam os especialistas, as lentilhas também podem ajudar na redução de problemas estomacais, como a constipação, e de doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto.
O consumo regular do vegetal também pode ajudar a prevenir anemia, devido ao seu alto teor de ferro.
Como incorporar a lentilha no cardápio do dia a dia
Além de ser muito nutritiva, a lentilha é um vegetal muito versátil e que está presente em muitas receitas culinárias deliciosas. E você não precisa utilizar a panela de pressão para cozinhá-la. A lentilha pode ser preparada na panela comum e sem que seja necessário deixar muito tempo no fogo.
Embora seja um prato tradicional no Ano-Novo por causa das superstições, existem muitas receitas com lentilha práticas e saborosas para preparar o ano inteiro. Para quem deseja algo mais refrescante, a salada de lentilha é uma ótima ideia.
E você também pode fazer um arroz com lentilha e ganhar pela praticidade de fazer uma receita deliciosa e completa num único prato.
Veja mais!
Por que comer lentilha no Ano-Novo? Entenda a superstição e aprenda receitas fáceis com o ingrediente
A fruta que destronou a lentilha quando o assunto é fonte de ferro na alimentação