• Entrar
  • Cadastrar
Fermento natural do zero usando uma maçã: veja como fazer, é muito simples!

Com essa dica você terá um fermento caseiro perfeito para as suas receitas!

Fermento natural do zero usando uma maçã: veja como fazer, é muito simples!

Você só precisa de água, farinha e um potinho de vidro para fazer o fermento perfeito em casa! (Crédito: Reprodução/Instagram @chefcatarinarizzirosar)

O fermento é um dos ingredientes mais importantes nas cozinhas, principalmente nas que se dedicam à confeitaria e à produção de bolos, tortas e doces. Não existe apenas um tipo de fermento, mas sim vários deles, cada um com uma finalidade específica.

Por exemplo, o fermento biológico fresco, também conhecido como fermento de padeiro, é composto por leveduras vivas e precisa ser mantido refrigerado, sendo usado principalmente em pães e massas que necessitam de fermentação lenta.

Já o fermento biológico seco é a versão desidratada do fresco, tendo uma vida útil mais longa. Ele também é usado em pães e massas, mas deve ser reidratado antes do uso ou misturado diretamente à farinha.

Há ainda o fermento químico, que reage com os ingredientes líquidos e ácidos para produzir dióxido de carbono, que faz a massa crescer, e o fermento para pão (Sourdough Starter), uma mistura de farinha e água fermentada naturalmente com leveduras e bactérias muito usado para fazer pão de fermentação natural.

Mas você sabia que é possível fazer um fermento natural para usar nas suas receitas de casa? É isso mesmo! E tanto os ingredientes quanto o passo a passo são muito simples.

Fermento caseiro com maçã

Você pode fazer o seu próprio fermento caseiro usando apenas maçã, farinha e água, sabia? A dica a gente viu no canal @chefcatarinarizzirosar no Instagram e adoramos! Você só vai precisar de:

  • 1 maçã
  • Farinha
  • Água
  • 1 pote de vidro com tampa

O modo de fazer é bem simples: basta cortar a maçã em alguns pedaços, sem tirar a casca, e colocá-la dentro do pote de vidro cheio de água. Depois de aproximadamente três dias, a mistura começará a apresentar bolhinhas que indicam a sua fermentação.

Então, você irá adicionar essa água a um punhado de farinha e misturar bem até formar uma massinha homogênea. Deixe essa massa descansar por 24 horas em um pote de vidro bem fechado: ela vai crescer de tamanho e formará o seu fermento natural!

A chef explica que o aparecimento das bolhinhas pode levar mais de um dia, dependendo da temperatura do ambiente. Por isso, procure manter em um local mais quentinho, mas não deixe direto no sol.

O mesmo vale para a fermentação com a farinha, que pode levar de 12 a 24 horas, também dependendo da temperatura ambiente. Por isso, também vale a dica de deixar o preparo em um lugar quente e longe da luz.

Viu como é fácil fazer o seu próprio fermento natural?

Como cuidar do fermento natural

Para manter o fermento vivo, é necessário acrescentar água e farinha a ele com certa frequência, mas não precisa ser todos os dias: ele dura até 10 dias na geladeira sem ser alimentado.

Para fazer um pão, por exemplo, não utilize fermento que não foi alimentado há mais de um dia, pois ele pode estar muito ácido. Antes de usar, alimente-o e deixe-o fora da geladeira por algumas horas.

Uma boa maneira de utilizá-lo sem desperdício é pegar uma parte do fermento que está na geladeira e alimentá-lo novamente para criar um novo fermento.

Acabou o fermento químico? Veja como substituir por uma combinação caseira simples!
Pode guardar massa crua de bolo na geladeira? A resposta é depende, segundo essa confeiteira

Temas relacionados