• Entrar
  • Cadastrar
Sourdough: como fazer um fermento natural de sourdough facilmente em casa e como conservar

Fazer fermento em casa requer mais tempo e paciência do que comprar pronto no supermercado. Porém, essa versão deixa as receitas com um sabor diferenciado e muito mais nutritivas.

O sourdough é muito utilizado no preparo de pães com fermentação natural c. (créditos: Shutterstock) 

O sourdough é um fermento natural composto de farinha e água. O seu nome nada mais é do que a tradução literal da expressão em inglês “massa azeda”, pois ele confere um sabor e aroma únicos à massa e ainda ajuda a controlar a sua acidez. Para prepará-lo, usamos como base a farinha integral, pois ela já possui leveduras e bactérias em sua composição que fazem a massa fermentar espontaneamente. Por incrível que pareça, a sua preparação é bem simples, só é preciso ter paciência, pois o processo é lento e exige atenção especial para nada dar errado.

Veja como fazer fermento natural sourdough e dicas para ele durar mais tempo.

Processo de fabricação do sourdough dura cinco dias

O preparo do fermento natural dura, ao todo, 5 dias. No entanto, o tempo diário que dedicamos a cada etapa é de alguns minutos. A receita, basicamente, consiste em misturar farinha e água diariamente. Embora o processo seja simples, é importante ter bastante atenção com alguns detalhes como temperatura local e o tipo de água e farinha utilizados na receita, pois eles influenciam diretamente na qualidade do fermento.

Você pode usar farinha de qualquer cereal, como trigo, centeio, aveia, etc. A única exigência é que ela seja integral, pois ela possui carboidratos que estimulam as bactérias produtoras de ácido acético, proporcionando uma fermentação mais rápida. Outra orientação é evitar usar água da torneira, pois ela pode ter substâncias que podem influenciar o processo. Sendo assim, dê preferência à água mineral. Também é fundamental que a água esteja na temperatura ambiente.

Por fim, é importante que o recipiente onde a mistura ficará durante o processo esteja limpo e que seja mais alto e largo. Esse espaço é fundamental para que o sourdough possa se desenvolver. Ele pode ser feito de plástico ou vidro, qualquer um dos dois materiais é perfeitamente válido.

Receita de fermento natural

Ingredientes:

  • Farinha integral
  • Água

Modo de preparo:

Dia 1: Misture 3 colheres de sopa de farinha e duas colheres de sopa de água em um recipiente limpo. Cubra-o com um pano limpo e deixe repousar à temperatura ambiente durante 24 horas.

Dia 2: No dia seguinte, de preferência no mesmo horário, adicione à mistura a mesma quantidade de farinha e água do dia anterior, mais uma colher de chá de açúcar. Em seguida, mexa até que todos os ingredientes estejam integrados e deixe descansar, nas mesmas condições anteriores, por mais 24 horas.

Dia 3: Após dois dias de fermentação, o aspecto da massa começa a mudar. Já é possível perceber algumas bolhas na superfície, o volume está um pouco maior e o aroma levemente acre, mas não desagradável. Este aspecto indica que o sourdough está fermentando. Adicione a mesma quantidade de farinha e água e mexa até que todos os ingredientes estejam integrados. Deixe descansar por mais 24 horas.

Dia 4:
No quarto dia, você vai perceber um pouco de líquido marrom na superfície do recipiente. Remova com cuidado usando uma colher e descarte. Este líquido castanho é apenas água com alguns açúcares dos cereais em fermentação. Para engrossar o sourdough, adicione a mesma quantidade de farinha. Misture até que todos os ingredientes estejam integrados e, novamente, deixe descansar por 24 horas.

Dia 5: No quinto dia, o fermento já está com uma aparência cremosa, com bolhas na superfície e um leve cheiro ácido. Isso significa que já podemos utilizar o sourdough na preparação de pães, pizzas e outros tipos de massas.

Veja também:

Diferenças entre fermento biológico e químico: confira
Acabou o fermento químico? Veja como substituir por uma combinação caseira simples!

Temas relacionados