• Entrar
  • Cadastrar
Qual é sua porção ideal de comida? Aprenda a montar um prato sob medida para você

A verdade é que a maioria das pessoas come mais do que precisa. Descubra como saber a quantidade certa de alguns alimentos para você

Qual é sua porção ideal de comida? Aprenda a montar um prato sob medida para você

Será que você está comendo demais? (Créditos: Shutterstock)

Como você monta o seu prato? Existem pessoas que optam por pesar sua comida enquanto outras têm uma abordagem mais intuitiva às refeições. Independente dos seus meios, a maioria das pessoas têm uma ideia da quantidade de alimento que precisam para ficarem satisfeitos, certo? Errado.

Vários estudos já revelaram que costumamos comer mais do que realmente precisamos. Principalmente, se nos oferecerem porções maiores. Ficou curioso para saber qual seria sua porção ideal de comida? Aprenda a montar um prato sob medida para você no TudoGostoso.

Como montar o prato ideal?

Não existe uma quantidade específica que seja perfeita para todo mundo. A porção de comida recomendada para cada pessoa depende, dentre outras coisas, da sua idade, gênero, peso, altura e estilo de vida.

Em geral, porém, as suas mãos podem ser um guia muito prático! Por exemplo, a quantidade de carne vermelha que você deve comer deve ser equivalente ao tamanho da palma da sua mão. Já com aves e peixes, que são "carnes brancas", você pode ser mais generoso e servir a medida de uma mão inteira. Por outro lado, para legumes, verduras e carboidratos, basta um punhado!

O único problema é que essas medidas se baseiam em uma dieta de 2.000 a 2.500 quilocalorias (kcal). Se você for uma pessoa muito ativa, pode precisar comer mais para ter energia. Além disso, o tipo de alimento que você está consumindo é tão ou mais importante do que saber o quanto você deve comer.

Caso você esteja querendo repensar seus hábitos alimentares ou saber se eles estão adequados para o seu estilo de vida, pode ser uma boa ideia buscar a orientação de um especialista.

Veja mais!
Dieta ideal para "envelhecer sem demência": novo estilo de alimentação é benéfico para a saúde cognitiva, segundo novo estudo da USP
A verdade sobre o jejum intermitente: Harvard esclarece se estratégia alimentar ajuda no colesterol, na saúde do coração e na perda de peso de forma segura

Temas relacionados