• Entrar
  • Cadastrar
Você sabe quanta comida colocar no seu prato? Veja o que os especialistas dizem e aprenda como montar as refeições do dia a dia

Entenda como você deve medir as quantidades de comida para cada refeição

Você sabe quanta comida colocar no seu prato? Veja o que os especialistas dizem e aprenda como montar as refeições do dia a dia

Veja se você está comendo as quantidades certas de comida por refeição e como fazer para remediar isso (Créditos: Canva)

A maioria das pessoas têm alguma noção sobre a quantidade de comida que deve acrescentar ao prato em cada refeição, seja por experiência ao longo do vida do que é necessário para a saciedade, seja por indicação do médico ou nutricionista. Porém, muitos fatores externos ao decorrer dos anos podem influenciar a quantidade de comida que colocamos no prato.

Diversos estudos mostram que as pessoas tendem a comer mais quando as porções oferecidas são maiores, principalmente em restaurantes, por exemplo. A nutricionista inglesa Claire Thornton-Wood da Associação Britânica de Nutricionistas conta que o tamanho do prato no Reino Unido era de 22 cm nos anos 70 e passou para 28 cm atualmente.

Esse aumento no tamanho dos pratos também confunde as pessoas e faz com que elas coloquem uma quantidade de comida maior do que o necessário para o dia a dia. Dessa forma, ao passar desses 50 anos, o tamanho das porções aumentou, o que contribui para um aumento na obesidade.

Porém, para te ajudar, especialistas em alimentação ensinam como determinar a quantidade de comida que você deve comer em cada refeição de uma maneira simples e rápida.

Como saber a quantidade de comida que deve ter no prato?

A quantidade de comida que uma pessoa necessita por dia varia muito de indivíduo para indivíduo. Isso porque fatores como idade, altura, peso e hábitos de vida influenciam bastante.

Contudo, existe uma maneira muito fácil de saber quanta comida colocar no prato, e não é preciso usar balança! Você saberá a quantidade usando a sua mão como medida.

  • Carne vermelha: um pedaço deve ser do tamanho da palma da sua mão, sem incluir os dedos
  • Aves e peixes: use a mão inteira como medida para a porção, incluindo os dedos
  • Legumes, verduras e carboidratos: um punhado de cada.

Como você pode perceber, essas quantidades serão personalizadas para você, já que nem todo mundo tem o mesmo tamanho de mão! Além disso, uma dica para não exagerar na hora do preparo é usar copos e colheres medidoras. Elas são mais fáceis de acrescentar ao uso diário do que a balança, que demanda muito tempo.

No rótulo dos alimentos é comum que venha descrito as porções e a tabela nutricional de acordo com elas. Você pode e deve segui-la no dia a dia. Também lembre-se de sempre manter uma variedade no prato para conseguir todos os nutrientes que você precisa. Isso significa encontrar um equilíbrio entre proteínas, carboidratos, fibras e gorduras. Quanto mais variado for o seu prato, mais saciedade e nutrientes você terá.

Veja mais:

Reduz o risco de câncer e melhora a qualidade do sono: conheça 7 beneficios da abóbora para a sua saúde

Temas relacionados