• Entrar
  • Cadastrar
Reduz o risco de câncer e melhora a qualidade do sono: conheça 7 beneficios da abobora para a sua saúde

Versátil e nutritiva, a abóbora é um alimento que oferece muitos benefícios à saúde. 

 A abóbora é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais como potássio, zinco e ferro. (créditos: Shutterstock)

A abóbora é um vegetal versátil que pode ser consumido de diversas formas. Nativa da América do Sul, ela pode ser aproveitada por completo no preparo de inúmeras receitas deliciosas que vão desde pratos principais até sobremesas. Além de ser muito saborosa, a abóbora é uma excelente fonte de nutrientes e oferece vários benefícios para a saúde. Saiba mais sobre os principais benefícios desse alimento e como incluí-lo na sua dieta.

Benefícios da Abóbora: alimento é rico em fibras e tem baixo teor calórico

A abóbora é um fruto que nasce de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. Ela pode ser encontrada em diferentes tipos, sendo a moranga, a cabotiá (também conhecida como japonesa) e a seca as mais populares. Mesmo com algumas características únicas em relação ao sabor, textura e uso culinário, todas as espécies são ricas em vitaminas, minerais e betacaroteno, um poderoso antioxidante que é convertido em vitamina A pelo organismo.

Por conta do seu alto valor nutricional, a abóbora oferece inúmeros benefícios à saúde, dentro os quais podemos destacar:

Contribui para a saúde ocular: a abóbora é fonte de betacaroteno, um dos precursores da vitamina A, um antioxidante que desempenha um papel crucial na manutenção da saúde ocular. A substância estimula a produção de rodopsina, um pigmento encontrado nas células da retina que auxilia na visão em condições de baixa luminosidade, como durante a noite.

Previne o envelhecimento precoce: a abóbora é rica em antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres. Uma dessas substâncias é a vitamina C, nutriente que estimula a produção de colágeno. Já a vitamina E fortalece a barreira de proteção da pele, evitando a perda de umidade e mantendo-a hidratada e macia.

Regula os níveis de açúcar no sangue: a abóbora contém fibras e tem um baixo índice glicêmico, o que significa que ela libera açúcar no sangue lentamente, ajudando a regular os níveis de glicose. As fibras da abóbora também contribuem para a saúde intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

Melhora a saúde cardiovascular: a abóbora é fonte de potássio, um mineral que controla a pressão arterial e ainda reduz o teor de sódio no sangue. Vale ressaltar que a hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico: os antioxidantes da abóbora fortalecem as células de defesa do organismo, ajudando na prevenção de infecções como gripes e resfriados. O alimento também é fonte de ferro e o zinco, dois minerais fundamentais para a formação dos glóbulos vermelhos, células que transportam o oxigênio para todo o corpo e melhoram a resposta imunológica.

Reduz risco de câncer: o betacaroteno presente na abóbora está associado à redução do risco de certos tipos de câncer, como de pulmão e pâncreas. Outros compostos antioxidantes da abóbora

Melhora a qualidade do sono: a abóbora contém triptofano. Esse aminoácido um precursor da serotonina, hormônio responsável por regular o sono e o humor. O triptofano é encontrado, principalmente, nas sementes de abóbora.

Como incluir a abóbora no cardápio

A abóbora pode ser aproveitada por completo no preparo de inúmeras receitas doces e salgadas. O legume é muito utilizado no preparo de saladas, sobremesas, bolo, doces, sopa, purê, entre outros. Alguns dos pratos mais populares são a carne de panela com abóbora, carne seca com abóbora, Escondidinho de abóbora com carne de sol e o camarão na moranga, uma refeição típica das regiões litorâneas.

Além da polpa, você também pode consumir as sementes, casca e até as folhas de abóbora. Para melhorar a absorção de betacaroteno, uma dica é consumir o alimento cozido a vapor. As sementes, por exemplo, podem ser usadas como snacks ou como ingredientes de saladas, bolos, farinha, pães e biscoitos.

Veja também:

Benefícios da semente de abóbora para a memória: turbine o cérebro com essa receita deliciosa de petisco ou granola saudável
Posso congelar uma abóbora para aproveitá-la durante o resto do ano?
É possível cozinhar abóbora no micro-ondas? Economize gás e veja esse truque

Temas relacionados