• Entrar
  • Cadastrar
Posso congelar uma abóbora para aproveitá-la durante o resto do ano?

A abóbora faz parte do grupo de legumes que podem ser congelados? Descubra no TudoGostoso!

Congelar a abóbora é uma opção para quem busca conservar o alimento por mais tempo. (Créditos: Shutterstock)

 

A abóbora é enorme, fazendo com que ela demore para ser consumida até o fim. Isso faz com que congelar a abóbora torne-se uma opção para que não haja desperdício de alimentos. Mas será que ela não fica danificada ou com menos sabor após ser exposta a temperaturas baixas? Foi pensando nisso que o TudoGostoso separou as melhores dicas que irão garantir que a abóbora fique sempre deliciosa e apetitosa. Descubra como fazer!

Como escolher a abóbora

Nada de passar sufoco na feira! Para escolher a abóbora perfeita, existem algumas dicas que podem te ajudar. Ela deve estar pesada e firme, por isso analise a casca e não compre nenhuma que apresente rachaduras ou manchas escuras. Se você gosta dela mais doce, procure aquelas que possuem partes amareladas ou brancas. É importante também não se impressionar pelo brilho das abóboras, geralmente as mais maduras são aquelas que são mais opacas.

Como congelar a abóbora crua

Além de ocupar mais espaço na geladeira, a abóbora inteira não deve ser congelada. O correto é que a fruta seja cortada em pedaços. Para isso, comece lavando-a. Em seguida, seque com um pano limpo antes de cortar o caule e dividi-lo em dois. Retire as sementes da abóbora, mas recomendamos guardá-las pois elas são extremamente benéficas e podem ser usadas em diversas receitas. Depois corte a abóbora em quatro partes. Não precisa remover a casca, mas se preferir, não há problema algum. Após cortar os pedaços, basta embrulhá-los com o papel-filme e colocar em um recipiente com tampa hermética.

Como congelar a abóbora cozida

É possível congelar a abóbora depois de cozidas, independente de terem sido preparadas no forno, na panela de pressão ou qualquer que tenha sido a escolha de sua preferência. Depois, como acontece com a abóbora crua, basta transferir esses pedaços para um recipiente com tampa hermética. Nesse caso, não há necessidade de enrolar a abóbora em um papel-filme. Caso você tenha usado o legume para o preparo de pratos como sopas ou purês, repita o mesmo processo.

Como descongelar a abóbora

Para descongelar a abóbora e garantir com que ela permaneça com um ótimo gosto, utilize a técnica do banho-maria. Esse processo conserva muito bem sua cor e sabor. Tudo o que você precisa fazer é posicionar o recipiente com a abóbora em uma panela grande e com água no fundo. Coloque em fogo baixo para a água não ferver e acabar soltando bolhas que podem molhar e queimar o alimento. Conforme a temperatura for esquentando, a abóbora irá descongelar.

Veja mais

Doce de abóbora na panela de pressão: o jeito mais fácil de fazer essa sobremesa tão tradicional!
Receitas com abóbora: 55 pratos doces e salgados
Você está jogando fora os nutrientes dos legumes por causa de um detalhe no preparo

Temas relacionados