• Entrar
  • Cadastrar
Você está jogando fora os nutrientes dos legumes por causa de um detalhe no preparo

Cozinhar os legumes em água fervente retira boa parte do seus nutrientes e altera a cor e sabor do alimento. 

 

Saiba como evitar a perda de nutrientes ao cozinhar legumes na água. (créditos: Shutterstock)

 

Os legumes são importantes aliados para a saúde do organismo. No entanto, dependendo do método de preparo, eles podem perder boa parte dos seus nutrientes. É o que acontece quando cozinhamos vegetais na água em abundância e com a panela destampada. Para você ter uma noção, estima-se que legumes e verduras perdem, em média, de 50% de suas vitaminas e sais minerais quando submetidos à fervura. Uma vez que o valor nutricional de um alimento cai, ele deixa de oferecer uma série de benefícios.

Saiba qual o principal erro na hora de preparar os legumes cozidos e como evitar a perda de nutrientes.

Usar muita água durante o cozimento dos legumes influencia na quantidade de vitaminas e minerais dos alimentos

Colocar os legumes para cozinhar em uma panela destampada e com muita água acelera a degradação dos seus nutrientes. Isso porque boa parte das vitaminas, minerais e compostos antioxidantes presentes nesses vegetais são hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem facilmente na água, principalmente quando submetidos a um cozimento longo. Para evitar que isso aconteça, o ideal é sempre cozinhar os alimentos a vapor e com a panela tampada.

Agora, se você não tem como cozinhar os legumes a vapor, a solução é usar pouca água. Ao invés de encher a panela com água, coloque apenas a quantidade necessária para não deixar os alimentos queimarem. Outra boa opção é cozinhar os vegetais no micro-ondas, já que a fervura da água no eletrodoméstico funciona de um jeito diferente do fogo. Portanto, ele não causa uma perda significativa de nutrientes.

Reaproveite a água do cozimento dos legumes em outras receitas

Os nutrientes que saem dos alimentos costumam ficar retidos na água. Por isso, não há problemas em reaproveitá-la no preparo de outras receitas, como arroz, caldo, sopas e massas. Outra sugestão interessante é usar essa água para regas as plantas. As vitaminas e sais minerais presentes no líquido atuam como fertilizantes naturais e contribuem para o seu crescimento. É só esperar a água esfriar para não correr o risco de prejudicar a raiz.

Veja também:

É fácil e não custa caro: aqui está a receita de caldo de legumes caseiro para deixar suas refeições mais saudáveis e saborosas
Como lavar frutas e verduras corretamente e de forma eficaz

Temas relacionados