• Entrar
  • Cadastrar
Todo legume é nutritivo? Muitos cometem esse erro no modo de preparo e jogam as vitaminas fora

Incluir legumes na alimentação é importante para um estilo de vida mais saudável. No entanto, é preciso prepará-los corretamente para você não perder os nutrientes. 

Ao preparar legumes em casa, esse erro pode estar fazendo você perder vários nutrientes! (Foto: Shutterstock)

Você já estava cozinhando determinado legume ou hortaliça e percebeu que a água do cozimento ficou com a cor dele? Pois é, cozinhar demais os legumes pode comprometer não apenas o sabor, mas também o valor nutricional desses alimentos essenciais. O calor excessivo durante o cozimento pode destruir vitaminas sensíveis ao calor, como é o caso da vitamina C e algumas do complexo B.

Além disso, o tempo excessivo no fogo pode levar à quebra das fibras dos legumes, resultando naquela textura empapada e sem vida, que tira todo o gosto de comer esses alimentos. Para driblar esse erro tão comum, a nutricionista Jaqueline Mendes dá uma dica simples de incluir na rotina: a prática do branqueamento.

“Com ela, as vitaminas ficam aprisionadas no legume e não são perdidas tão facilmente pelo congelamento. E sem contar que não deixa nadinha estragar na geladeira”, apontou a especialista em nutrição.

Como branquear corretamente os vegetais?

Encha uma panela grande com água e deixe-a ferver. A parte, coloque um recipiente com água bem gelada, pode até ter algumas pedrinhas de gelo para deixar a temperatura ainda mais baixa. Quando a água estiver fervente, faça uma imersão rápida dos legumes, já devidamente cortados, por cerca de dois minutos.

Passado esse tempo, retire-os da água e coloque na água fria pelo mesmo período. “Depois você deixa escorrer em papel toalha ou escorredor. Em seguida, coloque em um pote e leve ao congelador”, orientou a nutri.

Branquear vegetais é quase como fazer mágica na cozinha: assim, em questão de poucos minutos, você vai manter em seus vegetais todos aqueles nutrientes incríveis que fazem bem para o corpo. Ao interromper o processo de cozimento através do choque térmico não apenas mantém a textura desejada, mas também prolonga o armazenamento, facilitando até mesmo a incorporação de vegetais frescos em refeições sazonais.

Veja mais:

- Suflê murchou? Veja dicas de chef para não errar nesse preparo nunca mais!

- Erro grave ao limpar os legumes: Descubra se você também usa o produto inapropriado.

Temas relacionados