• Entrar
  • Cadastrar
Você está perdendo muitos benefícios se joga a casca da jabuticaba fora

A jabuticaba é muito benéfica para a saúde, mas a casca da fruta pode ser igualmente vantajosa. Entenda!

Você está perdendo muitos benefícios se joga a casca da jabuticaba fora

Se você costuma jogar fora a casca da jabuticaba por ser "amarga", está na hora de parar (Créditos: Shutterstock)

Além da jabuticaba ser uma fruta deliciosa, ela também está associada a vários benefícios para a nossa saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares.

Se você ficou interessado em incluí-la na sua dieta, saiba que você pode usar a fruta em diferentes bebidas, pratos e doces - opções não faltam! No entanto, cuidado para não jogar a casca da jabuticaba fora e acabar perdendo muitos dos benefícios da fruta.

Ficou surpreso? Raramente comemos cascas de bananas, laranjas ou abacaxi, mas a verdade é que, às vezes, elas contém uma quantidade muito elevada de nutrientes. No caso da jabuticaba, costumam fazer isso porque a casca "amarga" o sabor da fruta. E nós vamos explicar porque você não deve mais fazer isso no TudoGostoso.

Quais os benefícios da casca da jabuticaba?

A casca da jabuticaba tem um teor tão alto de fibras e de antioxidantes que um estudo da Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, descobriu que ela pode ser uma aliada importante no combate à obesidade e à síndrome metabólica, um conjunto de condições que aumentam o risco de diabetes, doenças cardíacas, derrame, dentre outros problemas de saúde.

A pesquisa, publicada na revista Nutrition Research, observou que o consumo de até 15 gramas de casca de jabuticaba por dia, como um suplemento alimentar, pode ajudar na redução de inflamações e dos níveis de glicose no sangue.

“Vale ressaltar que a casca da jabuticaba não faz milagre, ela é apenas uma excelente maneira de auxiliar a modulação da glicemia. Isso quer dizer que a estratégia precisa vir acompanhada de outras medidas, como boa alimentação e exercício físico”, afirmou o pesquisador Mário Roberto Maróstica Junior, professor da Unicamp e coordenador da investigação.

Ainda não há previsão de comercialização do suplemento feito com a casca de jabuticaba.

Veja mais!
Que tal comer pão pra manter a asma longe? Entenda como cientistas brasileiros veem no alimento um potente aliado contra a doença respiratória
Guaraná muito além da energia: cientistas brasileiros veem na planta benefícios para a nossa saúde mental

Temas relacionados