
Incluir a casca dessa fruta na rotina pode trazer muitos benefícios para a saúde (Créditos: Shutterstock)
Quando o assunto são as frutas, pode se dizer que o Brasil se destaca facilmente. Com variedades típicas de cada região, há opções de diferentes tamanhos e para todos os gostos. Uma dessas frutas brasileiras é a jabuticaba: nativa da Mata Atlântica, essa doce frutinha é rica em vitaminas e fibras, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino.
A jabuticaba costuma ser consumida sem a casca, mas e se eu te disser que a casca também é uma das partes mais valiosas dessa fruta? Para você entender melhor, o TudoGostoso reuniu alguns dos principais benefícios, além de formas de consumir a casca e aproveitar todos os nutrientes dessa fruta brasileiríssima.
Quais são os benefícios da casca da jabuticaba?
Pesquisadores apontam que a casca da jabuticaba possui compostos que desempenham um papel muito importante no controle dos níveis de glicose no sangue. Mas também há outras vantagens em incluir a casca deste alimento na sua dieta. Confira!
Modulação do metabolismo da glicose
A casca da jabuticaba é rica em antocianinas, composto que confere a cor arroxeada da fruta. Esse mesmo composto consegue interferir no metabolismo de glicose ao estimular a produção de insulina quando entra no organismo.
Controle da glicemia pós-prandial
A casca dessa fruta também tem um papel importante no controle da glicemia pós-prandial, que seria a glicemia presente após as refeições. Os elementos presentes na casca da jabuticaba ajudam a reduzir o pico de glicose após as refeições, o que consequentemente contribui para prevenir os danos causados pelos altos níveis de açúcar no sangue a longo prazo.
Antioxidante e prevenção de doenças
Ao consumir este alimento você consegue aproveitar as propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, reduzindo a inflamação no organismo. Essas características são essenciais para a prevenção de doenças crônicas, como a diabetes, e doenças cardiovasculares, por exemplo.
Como consumir a casca da jabuticaba?
Se você ficou interessado, há algumas formas de consumir a casca da jabuticaba. Uma delas é in natura, quando for consumir a fruta. Mas, para isso, lembre-se de higienizá-las devidamente. Outra opção é utilizá-la no preparo de receitas, que podem ser mais simples, como uma geleia, ou mais avançadas, como uma farinha de jabuticaba, para incorporar em pães e bolos, por exemplo.
Veja mais:
Aprendi como plantar jabuticaba no vaso com um jardineiro: atenção ao tamanho do vaso
Licor nos doces: 20 opções de receita com licor para inovar na sobremesa
Festival de Jabuticaba de Ariquemes atrai turistas que querem degustar fruto diretamente do pé