• Entrar
  • Cadastrar
Festival de Jabuticaba de Ariquemes atrai turistas que querem degustar fruto diretamente do pé

São cerca de 700 pés de jabuticabas disponíveis para degustação neste evento que já acontece há mais de 10 anos. Confira!

Jabuticabas nascem presas nos troncos e galhos. (Foto: Shutterstock)

Que tal se esbaldar das frutinhas pretinhas, docinhas e brasileiríssimas, colhidas diretamente do tronco? Estamos falando do Festival de Jabuticaba de Ariquemes, em Ariquemes, Rondônia, que acontece todos os anos em setembro e permite que os turistas visitem o enorme pomar de jabuticaba, colham suas frutinhas e, claro, se deliciem à vontade.

O evento acontece há mais de 10 anos e atrai visitantes de diversas regiões, incluindo estados como Paraná, Amazonas e Distrito Federal. O enorme pomar de jabuticabas robustas impressiona qualquer um que passe por lá.

Além de deliciosas, as jabuticabas se tornam uma oportunidade de lazer, já que colher suas próprias frutas enquanto aprecia a vista é uma atividade que agrada tanto os adultos, quanto as crianças. Além disso, o festival permite o contato com a natureza e a conscientização sobre a natureza, principalmente para os pequenos.

Como começou o Festival de Jabuticaba de Ariquemes?

O festival acontece na propriedade rural do produtor Osvaldo Martins, que já existe há mais de 30 anos. No entanto, foi há cerca de 10 anos que abriu as portas do pomar para o turismo local, dando início ao conhecido Festival de Jabuticaba de Ariquemes.

As árvores foram plantadas em 1991, quando o proprietário ganhou 200 mudas de jabuticabeira. Desse total, 180 viraram árvores e se desenvolveram muito bem, para a surpresa de Osvaldo. A primeira florada só aconteceu 8 anos depois, dando início a uma vasta produção de frutos.

O produtor, então, tentou encontrar formas de vender as jabuticabas em grandes quantidades para supermercados e estabelecimentos e em quantidades menores para vizinhos e amigos. A tentativa foi frustrada e não deu o resultado esperado, foi quando ele teve que usar a criatividade para pensar em uma solução.

A ideia foi, então, parar de levar as jabuticabas até a cidade e começar e atrair os compradores até o pomar. Afinal, não há experiência igual a de comer uma jabuticaba recém colhida, aproveitando a sombra da árvore. O evento deu muito certo e continua fazendo sucesso até hoje. Além de comerem no festival, os visitantes costumam levar diversos quilos da fruta para casa.

Como participar do festival?

A edição do Festival de Jabuticaba de Ariquemes acontece entre os dias 2 e 10 de setembro na propriedade Instância Jaboticabal, que fica localizada na BR-364, no quilômetro 502, a cerca de 14 quilômetros da área urbana de Ariquemes.

Os visitantes terão a oportunidade de colher e comer as frutas diretamente de cerca de 700 pés de Jabuticaba para degustação. Também são vendidas frutas a quilo, além de produtos derivados da fruta brasileira com gostinho de infância.

Jabuticaba é base para geleias, sucos e vinho. (Foto: Shutterstock)

Jabuticaba, a fruta brasileira que ganhou o coração da crianças

A jabuticaba é uma fruta brasileira, nativa da Mata Atlântica, por isso, é mais fácil encontrá-las nos estados do sudeste. Apesar disso, outros países da América do Sul cultivam a fruta, como a Argentina e o Uruguai.

Rica em ferro, a fruta se destaca pelo seu sabor bem docinho e por seu interior branco, que se contrasta com a casca roxa. Apesar de se parecer um pouco com a uva, não nasce em cachos. O fruto se desenvolve preso nos troncos e galhos das árvores, tornando a colheita um pouco mais trabalhosa.

No entanto, um único pé de jabuticaba é capaz de produzir inúmeros frutos e, por isso, é comum encontrar a comercialização de produtos derivados, como geleias, sucos, licores e até vinho de jabuticaba.

Veja mais:

Como fazer geleia de jabuticaba: confira a receita

Temas relacionados