• Entrar
  • Cadastrar
Erro GRAVE: pare agora mesmo de higienizar frutas e legumes com o vinagre

 


Você costuma lavar ou deixar as frutas e legumes de molho no vinagre para desinfetá-las? Saiba que isso não funciona. Entenda o motivo!  

A higienização correta de legumes e frutas não deve ser feita com o vinagre! (Créditos: Shutterstock)

 

Para alguns, higienizar frutas e legumes com o vinagre é a alternativa certa, mas na verdade, essa é uma das práticas que você pode fazer errado na cozinha. Por essa ninguém esperava, não é? Esse é um dos erros mais comuns já que o vinagre é conhecido pelo seu potencial de limpeza, mas na verdade isso pode acabar colocando a sua saúde em risco. Ficou curioso? Venha descobrir mais no TudoGostoso!

Por que não usar o vinagre para a higienização de comidas?

De fato, o vinagre pode ajudar na limpeza da casa pois elimina as sujeiras e alguns micro-organismos. Mas isso não anula a necessidade de uma limpeza desinfetante em legumes e frutas. Seja qual for o tipo de vinagre, ele é uma solução com poucas concentrações de ácido acético em sua composição. Por conta disso, ele se torna ineficaz para matar germes e bactérias que geram grande problemas prejudiciais à saúde. Muitos podem pensar que esse ácido é responsável pela higienização, quando na verdade, ele apenas é o responsável pelo sabor azedo característico no vinagre e acaba não sendo tão potente contra a eliminação de possíveis riscos encontrados nas comidas.

O perigo de não lavar legumes e frutas

Esses tipos de alimentos são obtidos a partir da terra e passam por diversos lugares antes de chegarem até à mesa de refeição! Até o processo final, desses alimentos serem consumidos, eles podem entrar em contato com agrotóxicos, vírus, bactérias, fungos e até mesmo com animais. Por isso, todo cuidado é pouco nesses casos. Caso a higienização não seja feita corretamente, os legumes e furtas podem conter doenças como a salmonelose, leptospirose, hepatite, doença de chagas, diversas verminoses e entre tantas outras. Esses tipos de riscos não são vistos a olho nu, por isso a atenção deve ser redobrada quanto o assunto é a higienização desses alimentos.

Como desinfetar legumes e frutas do jeito certo?

O primeiro passo é lavar bem os legumes e frutas, depois deixá-los de molho em uma solução de água sanitária, durante 10 a 15 minutos, no máximo. Essa combinação deve ser feita com uma colher de sopa desse líquido para cada 1 litro de água. Depois, basta lavar novamente e secar com um pano úmido ou com o papel-toalha.

E a água sanitária não faz mal para a saúde?

Após ela ter sido retirada completamente dos alimentos, não! Evidentemente ela não pode ser consumida já que possui cloro ativo, por isso ela é tão potente quando o assunto é desinfetar alimentos. É por isso que após deixar os legumes de molho, deve-se tomar o cuidado em lavá-los novamente e secar, com o objetivo de limpar e retirar toda a água sanitária acumulada. O produto é facilmente encontrado em mercados, mas caso você não tenha em casa, uma boa opção para realizar a substituição é utilizar a água oxigenada 10 volumes, na mesma proporção da água sanitária comum de uma colher para cada um litro.

Veja mais

Limpar vidro com vinagre realmente funciona? TudoGostoso testou e traz a resposta para você!
Veja como limpar liquidificador de um jeito FÁCIL e garanta um aparelho sempre brilhando!
Misturinhas caseiras para limpar a janela blindex na cozinha sem esforço

Temas relacionados