• Entrar
  • Cadastrar
6 coisas que você faz ERRADO na cozinha e não sabia!

Erros na cozinha é comum, mas alguns deles podem ser perigosos! Veja se você comete algum desses erros na hora de cozinhar e mude seus hábitos ainda hoje!

Veja a seguir 5 coisas que você faz errado na cozinha e não faz nem ideia! (Créditos: Shutterstock)

Cozinhar é um dos atos mais bonitos da vida, ainda mais para quem a gente ama. Por isso, devemos tomar muito cuidado no preparo da comida, evitando cometer erros que possam prejudicar o sabor, a durabilidade e até mesmo a qualidade do prato. É comum que todos errem enquanto cozinham, afinal, ninguém nasceu sabendo. Mas para te ajudar nesse momento, o TudoGostoso separou 5 coisas que você faz errado na cozinha e não sabia. Dessa forma, você conseguirá se tornar cada vez melhor na cozinha! Confira.

Coisas que você faz errado na cozinha e não sabia: veja a lista do TudoGostoso e mude seus hábitos!

Alguns dos erros que falamos abaixo são muito graves e você deve ficar atento para evitá-los ao máximo. Confira a seguir quais são!

1. Lavar o frango antes de temperar

Não é a primeira vez que o TudoGostoso fala da importância de não lavar o frango cru antes de temperar e cozinhar. Embora muitas pessoas acreditem que esse é um método eficaz de limpar a carne, estudos comprovam que, além de não limpar, ainda pode contaminar outros alimentos e utensílios ao redor, favorecendo a contaminação cruzada.

2. Usar a mesma faca para diferentes alimentos

Usar a mesma faca para cortar carnes, legumes, frutas e mais alimentos sem sequer lavar antes é um problema. Na hora de preparar um picadinho com batata e cenoura, por exemplo, é comum que se utilize uma faca só para cortar os legumes e a carne, mas isso é extremamente contra-indicado. Além de contribuir para a contaminação cruzada, o uso do mesmo utensílio pode ser um problema se tem algum vegano ou vegetariano morando na mesma casa.

3. Abrir o forno antes de 30 minutos

Esperar o bolo ficar pronto é um verdadeiro ato de paciência que a gente sabe que nem todo mundo tem. Porém, se você se compromete a fazer um, é importante entender algumas regras fundamentais para que ele dê certo. A primeira lei do preparo dos bolos é nunca abrir o forno antes de 30 minutos, porque é quase certo que isso irá solar o doce. Para verificar se o bolo está assado, espere bater 35 minutos para fazer o teste do palito. Além disso, nada de ficar abrindo e fechando várias vezes enquanto ele assa, viu?

4. Mexer a carne várias vezes durante o preparo

Preparou um bife com carne de primeira e mesmo assim ficou duro? O problema pode estar na hora de cozinhar! Nada de ficar mexendo a carne para lá e para cá sem parar, esperando ela ficar pronta. Isso faz com que a carne só fique mais dura e menos suculenta. Para garantir uma refeição gostosa, coloque a carne para cozinhar, espere alguns minutos e depois vire. Tente repetir esse processo no máximo quatro vezes.

5. Adicionar ervas antes da hora

Sempre adicione as ervas por último na panela (Créditos: Shutterstock)

As ervas são as últimas coisas que devem ser acrescentadas a qualquer preparo para que elas não queimem. Quando elas queimam, liberam um sabor amargo ao prato que é bem desagradável e perdem o propósito de contribuir para um gosto diferenciado. Por isso, deixe sempre para adicionar ao final, sendo o último ingrediente da receita.

6. Colocar pouca água para cozinhar o macarrão

Um dos erros mais absurdos que as pessoas cometem ao cozinhar macarrão é colocar pouca água na panela. Por conta disso, existe o mito de que é necessário adicionar óleo na água do cozimento para que a massa não grude; contudo, a verdade é que basta adicionar a quantidade certa de água. Para cada 100 g de massa, acrescente 1 litro de água. É isso mesmo! Se você tem o costume de preparar muita massa, a solução pode ser comprar uma panela grande ou dividir as porções em duas.

Veja mais:

Evite esses 5 erros na hora de usar a panela de pressão e cozinhe sem medo!
Você sabe mesmo cozinhar? Veja se você comete esses 6 erros amadores

Temas relacionados