• Entrar
  • Cadastrar
Você está fazendo vinagrete errado e não sabia! Descubra a receita certa e o nome real do molho que você faz

O vinagrete que você faz no churrasco é bem diferente da receita que deu origem à esse molho

O molho original chamado vinagrete é diferente do que conhecemos no Brasil (Créditos: Shutterstock)

O vinagrete é o molho favorito de muita gente para acompanhar churrasco, carnes, pastel de feira e até acarajé. Mas se nós dissermos que o vinagrete que você tanto ama não é a forma certa de preparar essa receita? Calma, não é para sair rasgando receita ou e muito menos para desistir da gente!

Cada um tem a sua forma de fazer as suas receitas com molho e não tem nada de errado com isso. Você pode continuar fazendo o tal molho vinagrete simples sempre que quiser, mas vem conhecer também a receita original desse molho e como usar cada um deles. Confira essa e mais curiosidades sobre o vinagrete agora no TudoGostoso!

Qual é a origem do vinagrete?

O vinagrete é uma receita francesa e seu nome original em francês é “vinaigrette”, que nada mais é do que o diminutivo de vinagre no idioma. A receita original tem como base uma mistura de um óleo com um ácido, como azeite com vinagre, e incrementado com ervas. Parece o vinagrete que você faz, certo? Não exatamente!

O vinagrete original é preparado como uma emulsão, uma técnica capaz de misturar dois ingredientes que não poderiam ser misturados normalmente, como água e óleo ou, neste caso, azeite e vinagre. A emulsão faz com que o molho fique com uma cor amarelada e opaca. A receita também adiciona ervas e outros temperos, mas não tem os vegetais. O resultado é um molho liso e uniforme, mas mais denso do que o vinagrete que vemos por aqui.

Qual é a diferença entre o vinagrete francês e o vinagrete brasileiro?

A diferença entre o vinagrete que conhecemos para a receita original começa na emulsão, mas não é a única parte que separa essas receitas. A receita do molho vinagrete original usa uma proporção de 3 partes de azeite ou óleo para 1 parte de vinagre. Depois de emulsificado, ele forma esse molho opaco que é aromatizado com sal, pimenta-do-reino, ervas finas e mostarda. O molho vinagrete francês é feito para acompanhar principalmente saladas ou para fazer marinadas.

Em comparação, o nosso vinagrete brasileiro só tem em comum o azeite, o vinagre e alguns temperos, mas o molho tem ainda mais ingredientes. A receita tradicional brasileira mistura o azeite e o vinagre em uma proporção quase igual e mistura vários vegetais como tomate, cebola e pimentão picados, que são as estrelas do molho. É muito comum ainda colocar açúcar para deixar o vinagrete sem gosto de vinagre forte e ácido. O vinagrete brasileiro é mais usado para acompanhar carnes, por isso muita gente conhece a receita como molho vinagrete para churrasco.

O vinagrete francês, como tem apenas algumas ervas, dura bastante. Mas o vinagrete brasileiro dura pouco tempo antes dos legumes murcharem e azedarem. O nosso vinagrete foi inspirado pelo francês, mas a receita e o propósito hoje mudaram tanto que quase merecem um nome diferente. Por isso o molho aqui também é muito conhecido como molho à campanha, que seria o nome "certo" para evitar a confusão. Alguns também separam chamando a versão de brasileira de “molho a vinagrete” para separar do simples “vinagrete” francês.

Mas vamos sempre lembrar que não tem nada de errado em chamar só de vinagrete, já que é a forma que ficou conhecido aqui. Outros países latinos passam pela mesma coisa, tanto que a nossa receita é mais parecida com outros molhos, como o mexicano pico de gallo. No fim, não importa qual receita seguimos, se chamamos de vinagrete ou molho a campanha e se servimos com salada ou botamos no churrasco, todas essas receitas são ótimos acompanhamentos para as suas refeições.

Veja mais:
Vinagrete de feijão-fradinho é a salada ou acompanhamento leve perfeito e nutritivo para jantar no calor
Ingrediente surpresa faz desse vinagrete uma receita única: aprenda como fazer com Daniel Cady, marido de Ivete Sangalo
Siga esses passos para conservar o molho vinagrete sem azedar e não perder o sabor

Temas relacionados