• Entrar
  • Cadastrar
Molho Vinagrete Simples
Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
4.7 / 5 (38 avaliações)
Ver todos os 49 comentários
Assistir : Vinagrete Video 1 de 1
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
Icone flèche
Icone flèche
Compartilhar
Imprimir
Avatar de Nad Swagger
Por Nad Swagger

O molho vinagrete é um acompanhamento clássico na culinária brasileira. Sua simplicidade e sabor marcante o tornam um verdadeiro coringa em diversas refeições. Preparado com tomate, cebola, pimentão, vinagre, azeite, sal e açúcar, esse molho é fácil de preparar e oferece um toque refrescante para qualquer prato. Sua preparação envolve picar os vegetais em pedaços pequenos e misturá-los com os demais ingredientes. O resultado é um molho fresco, repleto de personalidade e que realça o sabor de carnes grelhadas, peixes, saladas ou até mesmo sanduíches. Seja para um almoço rápido ou um churrasco entre amigos, o molho vinagrete simples é uma escolha certeira para adicionar mais sabor e frescor às refeições. Experimente essa receita prática e transforme seus pratos com uma explosão de sabores deliciosos e naturais.

Ingredientes (8 porções)

  • cebola2 cebolas grandes cortadas em cubos
  • tomate2 tomates sem semente e cortados em cubos
  • pimentão verde1/2 pimentão verde cortado em cubos
  • vinagre1/2 xícara (chá) de vinagre
  • azeite1 xícara (chá) de azeite
  • açúcar1 colher (sobremesa) rasa de açúcar
  • salSal a gosto

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Em um recipiente com tampa misture todos os ingredientes

  2. 2

    Deixe na geladeira por duas horas

  3. 3

    Dica: O açúcar é pra suavizar o sabor, tirando a acidez do vinagre.

Informações adicionais

Receita de vinagrete: o acompanhamento perfeito para o seu churrasco

 

Vinagrete é uma das presenças confirmadas nos churrascos, junto com a carne, o pãozinho de alho e a cerveja gelada, claro. O bom desse molho é que não tem mistério para deixá-lo gostoso: seu preparo é fácil, mas você pode surpreender seus convidados fazendo diferentes combinações entre os ingredientes! Para você caprichar no próximo churrasco, o TudoGostoso selecionou 10 diferentes maneiras de preparar vinagrete que vão te inspirar. Confira em nosso blog e escolha sua favorita!

 

E já que o seu lance é o churrasquinho de fim de semana, aproveite e confira essa seleção que fizemos em nosso blog de 30 acompanhamentos para churrasco. É simplesmente imperdível!

 

Dicas para fazer a melhor receita de vinagrete simples

 

Além da receita de vinagrete, o tomate e a cebola estão presentes em praticamente todas as receitas que fazemos, dando aquele sabor extra aos pratos — principalmente nos refogados maravilhosos, conseguindo transformar um simples legume em algo ainda mais saboroso. Mas essas delícias vão muito além dos refogados: molhos, saladas, sopas, aperitivos, tudo combina com eles! Porém vem aquela dúvida: como cortar tomate e cebola para garantir um prato não só gostoso, mas belíssimo? O TudoGostoso vai te ensinar o passo a passo! Afinal, para resultar em um prato bonito e saboroso, nada melhor do que já ir caprichando durante o preparo, né? Veja em nosso blog!

 

Os molhos fazem toda a diferença nos pratos: deixam as receitas ainda mais suculentas e caem bem com massas, como na lasanha ou no macarrão, ou quando servido com carnes, como almôndegas ao molho, frango com molho de iogurte ou salmão com molho de maracujá. Mas cá entre nós: quem nunca acabou errando na hora de fazer o molho? Ou deixou o molho empelotar? Calma que nem tudo está perdido! O TudoGostoso reuniu 3 erros comuns que cometemos ao fazer molhos e algumas dicas pra você fazer um molho delicioso e sem mistérios! Agora que você já sabe como fazer vinagrete, não deixe de conferir!

 

Deixe seu vinagrete ainda mais gostoso

 

Escolha ingredientes frescos:

Certifique-se de utilizar vegetais frescos, como tomates maduros, cebolas frescas, pimentões e ervas. Ingredientes de qualidade fazem toda a diferença no sabor do vinagrete.

 

Corte uniforme:

Corte todos os ingredientes em tamanhos uniformes para garantir uma textura agradável e facilitar a mistura dos sabores.

 

Variedade de vegetais:

Experimente adicionar outros vegetais além dos básicos. Pepino, aipo, ou até mesmo frutas como manga ou abacaxi podem dar um toque único ao seu vinagrete.

 

Ervas frescas:

Adicione ervas frescas, como coentro, salsa, manjericão ou hortelã. Elas não apenas proporcionam mais sabor, mas também um aroma fresco e agradável.

 

Alho e cebola roxa:

Se você é fã, adicione alho e cebola roxa bem picados. Eles podem fornecer uma camada adicional de sabor ao vinagrete.

 

Azeite de boa qualidade:

Use azeite de oliva extra virgem de boa qualidade. Ele não apenas contribui para o sabor, mas também para a textura do vinagrete.

 

Equilíbrio ácido-doce:

Ajuste a quantidade de vinagre e açúcar para atingir um equilíbrio agradável entre acidez e doçura. Isso pode variar dependendo do seu gosto pessoal.

 

Deixe marinar:

Deixe o vinagrete descansar por algum tempo antes de servir. Isso permitirá que os sabores se misturem e se acentuem.

 

Toque de mostarda ou mel:

Um toque de mostarda Dijon ou mel pode adicionar complexidade e profundidade ao sabor do vinagrete.

 

Experimente diferentes tipos de vinagre:

Varie os tipos de vinagre utilizados, como vinagre balsâmico, vinagre de vinho branco, vinagre de maçã, para obter diferentes nuances de sabor.

 

Agora que você já sabe como fazer vinagrete simples, veja também:

 

Como tirar acidez do tomate: tecnica culinária acaba com o problema

Carne para churrasco: aprenda a escolher os melhores cortes

Como temperar carne de churrasco? Veja opções saborosas!

Categorias relacionadas

Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.