Recentemente, a influencer Kéfera Buchmann publicou um vídeo em suas redes sociais no qual ela ensina uma receita um tanto quanto… estranha: pepino cru coberto com pó de gelatina. Ela ainda explica que o preparo é perfeito para quem precisa controlar a vontade de comer aquele docinho ou até mesmo controlar a compulsão alimentar.
No vídeo, a influenciadora conta: “Pega a dica. Gelatina zero em pó. Faz aí. Tá com vontade de doce? Tá fazendo estratégia igual a mim para compulsão alimentar não atacar? Para você ir lidando com ela? Tem um plano alimentar para ser seguido? Nada de ficar maluca aqui, hein. Zero caloria, superdoce, enche a barriga. Se tu falar 'credo que nojo', bota a gelatina no pepino para ver, fica bonzão. Pode julgar.”
Kéfera ensina receita de pepino com gelatina em pó para controlar a compulsão alimentar, mas especialistas se revoltam
Só de ler, não parece algo muito bom, não é mesmo? E não é à toa que diversos internautas ficaram abismados com a ideia. Logo, o vídeo chegou aos especialistas da saúde que explicam que ele é um desserviço. Além de banalizar o diagnóstico da compulsão alimentar, o vídeo ainda incentiva o consumo inadequado de alimentos com muitos aditivos, como é o caso da gelatina, que contém altos teores de adoçantes químicos e corantes.
Diversos nutricionistas consultados por jornais como o g1 explicaram que a ideia de divulgar a receita é irresponsável. Além disso, é importante destacar que a compulsão alimentar é um distúrbio sério e que precisa de uma equipe médica multidisciplinar para diagnosticar e tratar. Isso quer dizer que se faz necessário acompanhamento com psicólogo, psiquiatra, endocrinologista e nutricionista, por exemplo.
Um vídeo com esse tipo de conteúdo pode causar muitas reações negativas em quem de fato sofre de transtorno de compulsão alimentar periódico, o TCAP. As pessoas podem achar que estão fazendo um tratamento demorado, com uso de medicamentos, à toa, e que comer pepino com gelatina é o suficiente, é o que a nutricionista Gisele Haiek explica.
Uma coisa muito importante também é que o tratamento para TCAP é voltado para mudar o comportamento, tentar diminuir os episódios de compulsão, e mudar a maneira como a pessoa enxerga a comida. Perder peso é apenas uma consequência, e o emagrecimento não é o objetivo do tratamento.
Para piorar, comer pepino com gelatina não é funcional pelo simples fato de que o corpo sabe que aquilo não é um doce. E uma dieta extremamente restritiva está diretamente relacionada a episódios de compulsão alimentar. O indicado é comer um doce, se a pessoa quiser muito. O foco do tratamento é aprender a melhor forma de comer, sem exagerar nas quantidades.
É isso mesmo, as nutris concordam que, para o caso de tratamento de TCAP, o melhor é saciar a vontade de um docinho da forma adequada. Sabe aquela vontade que bate depois do almoço? Comer 30 g de chocolate tá liberado, e não vai te fazer engordar. Na hora do lanche, é possível acrescentar algum alimento mais adocicado, como frutas, à alimentos proteicos como o iogurte. Dessa forma, é possível o consumo balanceado de doces sem ocasionar um episódio de compulsão.
Os aditivos da gelatina em pó prejudicam o emagrecimento
A grande reviravolta, contudo, é o fato de que a gelatina em pó junto com o pepino cru não ajuda a emagrecer. Acontece que a gelatina em pó possui altas quantidades de aditivos, que são substâncias que não existem na natureza. Por isso, o nosso corpo entende que eles são toxinas. O que isso tem a ver? Bom, as toxinas têm muita afinidade com as gorduras, e quando liberadas no organismo, atrapalham o metabolismo e ajudam no ganho de peso.
Veja mais:
Conheça a salada que ajudou Adele a emagrecer: prato é nutritivo e leva poucos ingredientes