• Entrar
  • Cadastrar
Esse é a melhor horário do dia para tomar café da manhã se você quer emagrecer, segundo especialista

Especialista em nutrição, o britânico Tim Spector aponta qual é o melhor horário para a refeição (e você pode se surpreender!)

Pesquisador britânico revela qual é o melhor horário para tomar café da manhã para quem quer emagrecer (Foto: Shutterstock)

Você já deve ter ouvido que o café da manhã é a refeição mais importante do dia… mas e se você o comeu há anos na hora errada? Segundo o professor de epidemiologia genética no King's College, de Londres, e expert em nutrição, Tim Spector o horário escolhido pode fazer diferença completa em seus hábitos, especialmente se você está buscando emagrecer.

O pesquisador é um dos defensores do café da manhã tardio, depois das 11h. "Esperar algumas horas antes de comer qualquer coisa depois de acordar é melhor para nos manter saudáveis e perder os quilos em excesso", contou o britânico em participação no Cheltenham Science Festival.

Esse horário permite que se crie um intervalo de cerca de 14h entre o jantar e o café da manhã e, de acordo com o pesquisador, esse é o tempo necessário para o descanso dos micróbios do intestino relacionados ao nosso metabolismo, conseguindo aprimorá-lo.

Pesquisador destaca relação entre micróbios intestinais e sistema imunológico

“Quando as pessoas começarem a perceber que existe esta ligação entre os alimentos que comemos, os nossos micróbios e o nosso sistema imunológico, penso que isso muda a forma como pensamos sobre a comida. Não é apenas combustível. Isso realmente está mudando a maneira como nosso corpo funciona”, disse ao “The Guardian”.

Em seus estudos, Spector concluiu que esses organismos têm um ritmo circadiano semelhante ao humano e, assim, precisam de um período de descanso para manter o bom funcionamento.

“Nossos próprios corpos produzem apenas cerca de 20 hormônios ou substâncias químicas intestinais, mas esses micróbios produzem milhares, que não apenas decompõem os alimentos em pequenas quantidades e usam o conteúdo, mas produzem muitos compostos sinalizadores que enviam mensagens constantes ao nosso sistema imunológico”, destaca Spector à publicação.

Veja também:

- Estudo revela qual é o tipo de café que acelera o envelhecimento;

- Descubra 6 jeitos diferentes de preparar ovos para quem enjoou do mexido no café da manhã.





Temas relacionados