• Entrar
  • Cadastrar
Harvard mandou avisar: esse é o melhor horário para fazer exercícios se você quer perder peso

A prática de exercícios físicos em um determinado horário pode facilitar o emagrecimento, indica nova pesquisa. Saiba detalhes!

A melhor hora para se exercitar e ter bons resultados de emagrecimento foi revelada pela ciência (Foto: Shutterstock)

Para conseguir uma rotina de vida mais saudável, mudar a dieta para incluir mais legumes e frutas e reduzir industrializados e fontes de açúcar é importante, mas não é o único passo. Em artigo publicado na Harvard Health Publishing, foi destacada a importância da prática de exercícios acontecer em um horário específico.

Na publicação, a universidade aponta que um estudo observacional sugere que o início da manhã pode ser ideal quando se trata de controle de peso e emagrecimento.

Qual é o melhor horário para se exercitar para quem quer emagrecer?

Os pesquisadores analisaram os dados da Pesquisa Nacional de Exames de Saúde e Nutrição do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), principal organização norte-americana relacionada à saúde pública. Neste estudo, o ponto de partida foi o registro das rotinas de exercícios de 5.285 participantes, com os respectivos horários do dia em que eles se exercitavam: manhã, meio-dia e noite.

Diante dos resultados, foi percebido que as pessoas que cumpriram as diretrizes recomendadas de 150 minutos por semana de atividade moderada a vigorosa, aquelas que se envolveram consistentemente em atividades matinais, geralmente entre 7h e 9h, tiveram um risco menor de obesidade do que aquelas que eram mais ativas no meio do dia ou à noite.

Especificamente, o grupo matutino tinha um índice médio de massa corporal e tamanho da cintura menores do que os outros dois grupos. As descobertas foram publicadas on-line em 4 de setembro de 2023, pela publicação acadêmica Obesity.

Nela, os cientistas responsáveis pela pesquisa apontaram que a prática de exercício matinal pode ser considerada mais eficaz por serem mais “fáceis”: à tarde e à noite, são maiores as fontes de distração, o que pode contribuir para um diminuição na intensidade.

A descoberta ainda pode estar correlacionada com outras pesquisas que sugerem uma melhora na qualidade do sono em quem consegue estabelecer “relógios biológicos matinais e, por consequência, a uma perda de peso contínua e regular.


Veja mais:

- Pode beber cerveja light sem atrapalhar a dieta? Saiba qual é a melhor opção para emagrecer;

- Descubra qual hábito gratuito em sua primeira hora acordado pode melhorar seu metabolismo de modo surpreendente!

Temas relacionados