• Entrar
  • Cadastrar
Dica pra emagrecer comendo gostoso: você precisa incluir esse vegetal muito versátil no cardápio. Veja receitas!

Essa hortaliça tem inúmeros benefícios para a saúde e pode ser preparada de várias maneiras para não enjoar de comer

Dica pra emagrecer comendo gostoso: você precisa incluir esse vegetal muito versátil no cardápio. Veja receitas!

Dá para refogar, cozinhar no vapor e até fritar na air fryer: essa hortaliça é saudável e versátil (Créditos: Shutterstock)

Ter uma alimentação saudável não é sinônimo de comida sem graça! Existem muitos benefícios de seguir uma dieta saudável que vão além do perder peso. Apostar em legumes e verduras e pratos mais leves é ótimo para manter as vitaminas e nutrientes em dia e a imunidade reforçada para o que der e vier. E nem tudo é salada fria de folhas sem graça, viu?

Dá para comer comidas saudáveis e baratas até diferente a cada dia. Principalmente quando escolhemos um vegetal versátil como a couve-flor! Essa hortaliça pode ser preparada de várias maneiras e vai deixar a sua refeição mais gostosa e nutritiva. Confira no TudoGostoso os benefícios da couve-flor e receitas com esse vegetal.

Por que colocar couve-flor no cardápio?

A couve-flor é muito nutritiva e beneficia várias partes do nosso corpo de uma só vez. Ela tem uma boa quantidade de água na composição, ideal para fazer pratos que hidratam, e é rica em antioxidantes, principalmente o sulforafano. Esses antioxidantes combatem os radicais livres e têm efeito anti-inflamatório, ajudando na prevenção e no combate de doenças. Além disso, a couve-flor é pouco calórica, o que permite comer bem sem “pesar”, perfeito para quem quer uma comida com menos calorias para perder peso sem passar fome.

A lista de vitaminas da couve-flor é extensa. Tem a vitamina C boa para imunidade, a vitamina B6 que trabalha com o metabolismo e ajuda o sistema nervoso central, e a vitamina K que auxilia na coagulação do sangue. Tem ainda o potássio dos músculos, o versátil magnésio que regula o sistema nervoso e fortalece os ossos, o ácido fólico necessário na produção de células e a fibras que ajudam a digestão.

Como consequência, a couve-flor é uma aliada da saúde do sistema cardiovascular, fortalecendo o coração e garantindo que o sangue flua como deve. O sistema imunológico ganha um reforço até os ossos. A saúde do cérebro é outra que fica em dia graças aos nutrientes da couve-flor que são essenciais para a função cognitiva e o sistema nervoso. Claro que não é para consumir apenas couve-flor, mas incluir essa hortaliça na alimentação só tem vantagens!

Dicas e receitas para preparar couve-flor

O melhor da couve-flor é que é um ingrediente versátil na cozinha. Não tem nada disso de só poder comer crua ou preparada de uma maneira muito específica. Se quiser, você pode até fazer couve-flor frita e empanada. Mas se o seu objetivo é fazer uma alimentação leve, provavelmente está procurando receitas com couve-flor mais saudáveis e menos calóricas.

Nesse caso, é melhor preparar a couve-flor no forno, refogada, no vapor ou então grelhada. Se você tiver uma fritadeira em casa, fazer a couve-flor na air fryer é uma ótima ideia. Veja as sugestões de receitas com o vegetal para você experimentar.

Uma das melhores maneiras de fazer couve-flor é cozinhando e levando ao forno (Créditos: TudoGostoso)

Uma das melhores maneiras de fazer couve-flor é cozinhando e levando ao forno (Créditos: TudoGostoso)

Filé de frango com couve-flor ao forno

O filé de frango é uma proteína saudável e a couve-flor é o acompanhamento perfeito para o prato. Primeiro é necessário passar o frango na frigideira e cozinhar a couve-flor no vapor. Por fim, os dois ingredientes principais são levados ao forno para terminar de cozinhar com todo o sabor e textura. Veja a receita de filé de frango com couve-flor ao forno.

Arroz de couve-flor

O arroz é muito comum na culinária brasileira, mas ele pode ser bastante calórico. A alternativa é preparar a couve-flor de forma que ela fique parecida com o arroz. Para isso você deve passar a hortaliça do processador para picar em pedaços pequenos e depois cozinhar na panela com alho cebola refogados, como faria com o próprio arroz. Veja a receita de arroz de couve-flor.

Couve-flor na manteiga

Essa é a receita para quem quer um prato saudável e rápido. São poucos ingredientes necessários e tudo que você precisa é botar a couve-flor na frigideira com manteiga até ficar al dente. Fica pronto em 10 minutinhos e pode temperar como quiser. Não tem desculpa para não fazer essa receita! Veja a receita de couve-flor na manteiga.

Sopa de couve-flor cremosa

Quem gosta de sopas cremosas e deliciosas vai amar essa sopa de couve-flor. Como esse vegetal tem bastante água e é bem denso, ela rende uma sopa bem encorpada e nutritiva. Não vai nem precisar de muitos ingredientes para completar o prato. Veja a receita de sopa de couve-flor cremosa.

Couve-flor gratinada

A couve-flor gratinada é uma receita para quem está buscando um prato com mais sustento e que ainda seja nutritivo. Ela não é tão leve por ter queijo e requeijão, mas esses ingredientes fazem a diferença no sabor e o resultado vai ser uma refeição cremosa e muito gostosa. Veja a receita de couve-flor gratinada.

Veja mais:
Couve-flor com pontinhos pretos: é seguro comer o vegetal mesmo assim?
Descubra como manter a couve-flor branca depois de cozida
Você nunca mais vai comer couve-flor de outro jeito: crocante, salgadinha, parece um petisco (e faz na airfryer!)

Temas relacionados