A couve-flor é uma verdura cheia de benefícios para a saúde e muito versátil na hora de preparar. Com sabor leve e neutro, ela pode ser feita à milanesa, gratinada, assada e muito mais. Por isso, é um vegetal que merece ser adicionado ao cardápio do dia a dia. O problema é que a couve-flor se deteriora muito rapidamente, então é preciso ter cuidado na hora de comprar e de armazenar. Hoje o TudoGostoso vai ensinar como escolher a melhor verdura na feira, como armazenar do jeito certo e tirar a dúvida sobre os pontinhos pretos na couve-flor. Vem!
O que são os pontinhos pretos na couve-flor?
Com certeza você já se deparou com uma couve-flor com pontinhos pretos, mas você sabe o que significa? Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esses pontinhos são sinal de apodrecimento. Isso mesmo! Se a couve-flor que está na sua geladeira está com pontinhos pretos, pode descartar. Por ser uma verdura tão sensível, o ideal é consumi-la assim que comprar, quando está mais fresca.
E nada de achar que pode cortar essas partes fora, viu? Diferente das manchas na alface, que são causadas apenas pela oxidação, os pontinhos da couve-flor podem trazer problemas para a saúde causando intoxicação alimentar.
Como escolher couve-flor na feira?
Na hora de comprar a couve-flor, você deve se atentar a alguns detalhes, sendo o primeiro deles se ela está com os tais pontinhos. Se estiver, já sabe, né? Nada de comprar! Procure pela couve-flor branca ou creme, com os floretes bem juntos e firmes. Se estiver com as folhas, elas precisam estar bem verdes.
Como armazenar couve-flor corretamente?
Na hora guardar a couve-flor, o ideal é embrulhá-la em papel-toalha para que ele absorva a umidade e, dessa forma, guardar dentro de um saco plástico fechado e levar para a parte menos fria da geladeira. Também é importante destacar que a couve-flor só deve ser higienizada antes do consumo e não antes do armazenamento.
Receitas com couve-flor deliciosas
Suflê de couve-flor
Uma receita prática e diferente, ela é ideal para um jantar leve! Pode ser acompanhada de proteínas como picadinho de carne e filé de frango grelhado. Veja a receita do suflê de couve-flor.
Sopa de couve-flor cremosa
Perfeita para os dias mais frios do ano, essa sopa é versátil porque pode ser adicionada dos ingredientes que você desejar, como bacon, linguiça calabresa, frango desfiado etc. Veja a receita da sopa de couve-flor cremosa.
Pizza com massa de couve-flor
Essa receita de pizza é a escolha perfeita para quem quer diminuir o consumo de carboidratos. Para recheio, você pode usar uma variedade de ingredientes, experimente! Veja a receita da pizza com massa de couve-flor.
Veja mais:
Truque para conservar brócolis e couve-flor vai deixar seu almoço saudável sempre fresco