• Entrar
  • Cadastrar
Esta é a maneira correta de lavar brócolis e couve-flor, aprenda com estas dicas de especialistas

Descubra a como higienizar o brócolis e o couve-flor da maneira correta!

O brócolis e o  couve-flor possuem um jeito certo para serem lavados. (Créditos: Shutterstock)

Faz parte da alimentação saudável o consumo de frutas e vegetais, fazendo com que o brócolis e o couve-flor sejam ótimas opções para quem deseja seguir esse estilo de vida. Mas alguns cuidados devem ser tomados quanto à higienização deles. Descubra agora a maneira correta para lavá-los e fazer a limpeza completa. Venha conferir agora no TudoGostoso!

O perigo de não lavar corretamente frutas e vegetais

Esses tipos de alimentos são obtidos a partir da terra e passam por diversos lugares antes de chegarem até à mesa de refeição! Até o o momento deles serem consumidos, antes eles podem entrar em contato com agrotóxicos, vírus, bactérias, fungos e até mesmo com animais. Por isso, todo cuidado é pouco nesses casos. Caso a higienização não seja feita corretamente, os legumes e frutas podem conter doenças como a salmonela, a leptospirose, a hepatite, a doença de chagas, as diversas verminoses e entre tantas outras. Esses tipos de riscos não são vistos a olho nu, por isso a atenção deve ser redobrada quanto o assunto é a higienização desses alimentos.

Como lavar corretamente o brócolis e o couve-flor

Antes de começar a lavar esses alimentos, é essencial que você tenha as mãos limpas! Então lave-as com água morna e sabão, tanto antes quanto depois da limpeza. Feito isso, retire e descarte todas as partes danificadas do brócolis e do couve-flor. Depois, esfregue suavemente os vegetais em água corrente. Você pode lavar com algum produto químico, como a água sanitária, para garantir uma limpeza apropriada e use uma escova pequena para esfregar os vegetais. Após seguir esses passos, utilize um pano ou um papel toalha para secar, garantindo que qualquer bactéria que ainda esteja presente seja eliminada.

E a água sanitária não faz mal para a saúde?

Após ela ter sido retirada completamente dos alimentos, não! Evidentemente ela não pode ser consumida já que possui cloro ativo, por isso é tão potente quando o assunto é a higienização de alimentos. Esses legumes devem ser muito bem lavados e secados, com o objetivo de limpar e retirar toda a água sanitária acumulada. O produto químico é facilmente encontrado em mercados.

Por que consumir o brócolis e o couve-flor?

Esses vegetais são ideais para quem deseja cuidar da saúde através de uma boa alimentação. O brócolis contém um alto nível de vitamina C e possui maior teor de minerais, como magnésio, por exemplo. Já a couve-flor apresenta poucas calorias, por isso é ideal para perda de peso, além de promover saciedade. Ela também contém uma grande quantidade de nutrientes anti-inflamatórios naturais e é um excelente antioxidante natural.

Veja mais

Eu não sabia que minhas saladas de leguminosas tinham uma falha. Tudo mudou desde que eu não pulei esse truque
Descubra como manter a couve-flor branca depois de cozida
Brócolis amargo? Temos as dicas PERFEITAS para acabar com esse problema

Temas relacionados