Saladas de leguminosas são opções de acompanhamento saborosas e nutritivas. Aqui no Brasil, a versão mais comum é feita com feijão-fradinho ou carioca, mas também é possível encontrar pratos feitos com grão-de-bico e lentilha. O preparo dessa receita costuma ser fácil, basta cozinhar a leguminosa e depois juntar com os outros ingredientes e temperos. Contudo, existe um truque bem simples que deixa a salada ainda mais apetitosa. Venha descobrir com o TudoGostoso e surpreenda-se.
Truque na salada de feijão para obter mais sabor
O segredo para deixar a salada de leguminosa mais saborosa é montar a salada quando o feijão ainda estiver quente. Quando a leguminosa está quente ou morna, ela absorve muito melhor os sabores, aromas e texturas dos demais componentes da salada, principalmente molhos e temperos. Portanto, não espere os feijões esfriarem para juntar com os ingredientes. Entretanto, tome cuidado para não adicionar alimentos sensíveis ao calor, como alface ou outras folhas verdes, pois eles ficarão moles. Nesse caso, o ideal é aguardar um pouco ou juntar só na hora de servir.
Caso opte por usar feijão pré-cozido, aplique um pouco de calor no fogo baixo em uma frigideira ou no micro-ondas.
Salada de feijão pode ser servida fria ou quente
Agora que você já sabe o segredo para deixar a salada de leguminosas mais suculenta, é só separar os ingredientes, temperar e o prato está pronto. Lembre-se de cozinhar o feijão por menos tempo do que o normal, pois o ideal é que ele fique mais firme.
A salada pode ser servida fria ou quente, fica ao seu critério. O prato é super versátil e combina com diversas ocasiões, como almoços, jantares e churrasco.
Veja também:
Salada no inverno, sim! Incremente o prato com essas dicas e mantenha o hábito saudável no frio
É melhor cozinhar no vapor? Descubra as vantagens desse método de cozimento