O brócolis é uma das verduras mais gostosas por possuir um sabor suave e que combina com diversos preparos de pratos diferentes! Apesar disso, o vegetal é bastante sensível e fácil de ficar com gosto ruim. E convenhamos: ninguém merece brócolis amargo, não é mesmo? Veja dicas essenciais que vão evitar esse problema que pode colocar o sabor da sua refeição em risco! Descubra tudo que você precisa saber para escolher um brócolis apetitoso!
Por que o brócolis fica amargo?
O que não falta são pessoas que detestam o brócolis, fazendo com que ele seja um dos alimentos mais difíceis quanto à introdução alimentar em crianças ou entre adultos que apresentam uma espécie de paladar infantil. Infelizmente essa situação só tende a piorar quando as pessoas passam a provar o vegetal e acabam se deparando com um gosto nada agradável. E as chances dessa situação acontecer são grandes, viu? Isso acontece porque esse amargor aparece por motivos diferentes, já que o brócolis é um vegetal que exige atenção redobrada quanto a sua utilização. Geralmente os grandes culpados são o tempo de amadurecimento, a maneira que foi armazenado e o modo de preparo. Esse alimento não deve ser consumido velho demais, guardado por muito tempo ou cozido de maneira errada.
Como escolher o brócolis certo
A primeira dica não poderia ser diferente, né? Tudo começa quando você precisa escolher o brócolis no mercado! Fuja dos que possuem manchas amarelas ou flores. Na verdade, o ponto que sabemos que ele começa a amargar é quando ele fica velho e os floretes começam a surgir. Também nada de escolher aqueles com marcas estranhas ou levemente amassados. Dê preferência para aqueles com a cor verde brilhante! Além de mais bonitos, com uma coloração viva, eles também são muito mais saborosos.
Como armazenar o brócolis sem amargar
Outro ponto para prestarmos atenção sobre o amargor do brócolis é como armazená-lo do jeito certo. Esse vegetal deve ser guardado nas partes mais baixas da geladeira, geralmente dentro das gavetas, para uma melhor conservação. Desse modo, eles podem ficar saborosos e sem risco de amargar por até 5 dias! Caso isso não seja feito, não só o gosto ficará ruim como também ele ainda irá perder seus nutrientes. Se você tem uma vida agitada e não vai consumir todo o brócolis neste período de tempo, uma boa dica é congelar o vegetal e esperar ele descongelar naturalmente antes de realizar o seu preparo.
Como cozinhar o brócolis
Para cozinhar da maneira certa o brócolis, dê prioridade para ele ser cozido no vapor, sem ter o contato direto com a água. Uma boa dica é colocá-lo em cima de um escorredor de macarrão, com uma panela de água fervendo em fogo médio por baixo. Deixe cozinhar até que esteja macio, geralmente demora entre 8 e 15 minutos. Lembre-se de checar com atenção e não deixar com que ele desmanche, já que isso pode ativar o gosto amargo. Tá vendo como é fácil? Agora você pode se deliciar com esse vegetal saboroso e saudável.
Veja mais
Qual é o melhor tipo de brócolis? Saiba diferenciar se é americano (ninja) ou comum (ramoso) e descubra quando usar cada
Como higienizar couve-flor e brócolis com poucos itens e de maneira rápida
Superalimentos: entenda como brócolis, mirtilo e até cacau em pó melhoram a sua saúde