O brócolis faz parte do grupo dos superalimentos que melhoram a sua saúde e é repleto de benefícios, além de ser rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Mas sabia que você pode estar desperdiçando esses nutrientes em razão do modo de preparo? É por isso que você precisa aprender se é certo cortar o brócolis antes ou depois de cozinhar! Descubra agora no TudoGostoso!
Quando devemos cortar o brócolis?
O brócolis é um vegetal que oferece uma variedade de benefícios para a saúde, devido à sua rica composição nutricional. A decisão de cortar o brócolis antes ou depois de cozinhar depende do resultado desejado e do método de preparo que você pretende utilizar. Ambas as opções são aceitáveis, mas o modo de preparo correto e que garante que todos os benefícios do vegetal sejam mantidos, é o método de cortar o vegetal apenas após cozinhar. Cortar o brócolis após o cozimento pode ajudar a preservar mais nutrientes, uma vez que a exposição ao ar e ao calor pode causar a perda de alguns nutrientes sensíveis contra temperaturas altas.
Quando cortar o brócolis antes?
Se você deseja que o brócolis mantenha sua textura firme e que preserve mais nutrientes, pode ser preferível cortá-lo após o cozimento. No entanto, se estiver buscando um tempo de cozimento mais rápido e uma preparação mais fácil, cortar antes de cozinhar pode ser a melhor opção. A escolha dependerá das suas preferências pessoais e do prato que você está preparando. Mas como informamos antes, ao seguir esse modo de preparo alguns dos nutrientes do brócolis serão perdidos em meio ao processo.
Benefícios do brócolis
Incluir o brócolis em uma dieta equilibrada é uma maneira nutritiva de promover a saúde geral e aproveitar esses benefícios para o bem-estar. O vegetal é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina K, vitamina A, ácido fólico, potássio e ferro. Ele contém compostos antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo. A presença de fibras alimentares no brócolis auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, promovendo a saúde intestinal e ajudando na regulação do colesterol. Além de ser um alimento de baixa caloria e alto teor de fibras, o que pode ajudar na saciedade e no controle de peso.
Veja mais
Você está cozinhando batata do jeito errado: aqui estão os segredos para uma batata na textura certa e saborosa
Superalimento SEM GLÚTEN é rico em proteínas, carboidratos e fibras: inclua já na sua alimentação
Harvard: o que você come é chave para uma mente calma e feliz em tempos de ansiedade