• Entrar
  • Cadastrar
Qual o tempo certo para cozinhar o brócolis sem perder os nutrientes?

Veja qual o tempo de cozimento ideal para preservar a maior quantidade possível de nutrientes do brócolis. 

Quanto mais tempo você deixa o brócolis cozinhando, mais nutrientes ele perde. (créditos: Shutterstock)

O brócolis é um vegetal conhecido por ser uma excelente fonte de nutrientes essenciais. Ele faz parte do seleto grupo dos superalimentos, que correspondem aos alimentos com grande concentração de vitaminas, proteínas, antioxidantes, fibras e outras substâncias benéficas para o organismo.

Porém, o tempo de cozimento do brócolis influencia diretamente no valor nutricional do alimento. Isso porque a exposição ao calor pode eliminar algumas vitaminas e minerais do vegetal. Contudo, existe uma maneira de reduzir essa perda. Quer saber como? Descubra com o TudoGostoso.

Qual o tempo de cozimento ideal do brócolis?

Deixar o brócolis na água fervente por 3 minutos é suficiente para cozinhá-lo sem perda significativa de nutrientes. Além disso, procure cortar o vegetal pouco tempo antes da preparação. Depois do cozimento, mergulhe o brócolis diretamente na água gelada para interromper a fervura, evitando que continuem a cozinhar além do ponto desejado. Essa técnica é conhecida como choque térmico e ajuda a minimizar a exposição ao calor, preservando alguns dos nutrientes.

Cozinhar o brócolis por longos períodos não resulta apenas na perda de nutrientes, mas também prejudica a textura do alimento. O calor tende a deixá-lo mole e menos agradável ao paladar. O cozimento excessivo também favorece a oxidação e a perda de pigmentos, como a clorofila. Como efeito, o vegetal fica com uma cor bem menos vibrante.

Cozinhar o brócolis no vapor é a melhor forma de manter os seus nutrientes

O método que preserva a maior quantidade de nutrientes do brócolis é o cozimento a vapor. Nessa técnica, os alimentos não entram em contato com a água e o contato com o calor é bem menor. Assim, é possível manter as vitaminas e minerais sensíveis a altas temperaturas e solúveis em água. O preparo ao vapor também mantém as fibras dos alimentos, o que é ótimo considerando que muitos dos benefícios do brócolis têm relação com suas fibras.

Outro motivo para cozinhar os alimentos a vapor é a possibilidade de manter o seu sabor natural. A água pode diluir ou absorver alguns dos sabores dos vegetais e, consequentemente, afetar o seu gosto. A fervura também provoca alterações na cor e textura do brócolis. Já o cozimento a vapor tende a manter a cor vibrante e uma textura mais firme e crocante.

Veja também:

O certo é cortar o brócolis antes ou depois de cozinhar? Descubra o melhor preparo para garantir os benefícios do vegetal
Brócolis assado: a melhor receita com apenas três ingredientes para deixar a verdura crocante por fora e suculenta por dentro

Temas relacionados