• Entrar
  • Cadastrar
Qual a parte mais nutritiva do brócolis: talo, folha ou flores?

A maioria das pessoas sabe que o brócolis é rico em nutrientes, mas poucos sabem qual é parte do vegetal que contém a maior quantidade de compostos benéficos para a saúde e o bem-estar! Veja mais!

Adicione o brócolis em sua dieta saudável!(Créditos: Shutterstock)

O brócolis é um dos vegetais mais cheios de nutrientes que conhecemos, mas entre o talo, a folha e as flores, qual é a parte mais nutritiva? O TudoGostoso descobriu a resposta para essa dúvida! Consuma o brócolis do jeito certo para garantir todos os benefícios do vegetal. Confira agora!

Qual a parte mais nutritiva do brócolis?

Todas as partes do brócolis são nutritivas e contribuem para uma dieta saudável! Que ótimo, né? Consumir o brócolis inteiro, incluindo o talo, a folha e as flores, pode garantir uma ingestão variada de nutrientes. As diferentes partes do vegetal têm benefícios nutricionais distintos, por isso não pense que tudo é a mesma coisa!

Embora o talo seja muitas vezes descartado, ele é comestível e nutritivo. O talo do brócolis contém uma boa quantidade de fibras alimentares, vitamina C e vitamina K. Já as folhas são uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina K e ácido fólico, além de conterem fibras e antioxidantes. Mas do ponto de vista nutricional, a parte mais benéfica são as flores! Elas contêm uma concentração mais elevada de vitaminas, especialmente a vitamina C e a vitamina K. Também contam com a presença das fibras, dos antioxidantes e de minerais essenciais, como o cálcio e o potássio.

Benefícios do brócolis

O brócolis é uma verdura repleta de nutrientes que oferecem uma série de benefícios à saúde. Ele contém uma variedade de antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger as células do corpo contra danos oxidativos. Consumir brócolis regularmente pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois os compostos presentes no vegetal podem ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e promover a saúde do coração. As fibras podem promover a saúde digestiva, prevenindo a constipação e melhorando o funcionamento do intestino. O brócolis também possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas associadas à inflamação, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Como escolher o brócolis certo

Quando você for escolher o brócolis no mercado, fuja daqueles que possuem manchas amarelas. Também nada de escolher aqueles com marcas estranhas ou levemente amassados. Dê preferência para aqueles com a cor verde brilhante! Além de mais bonitos, com uma coloração viva, eles também são muito mais saborosos.

Como armazenar o brócolis sem amargar

Esse vegetal deve ser guardado na geladeira, geralmente dentro das gavetas de vegetais, garantindo uma melhor conservação. Desse modo, eles podem ficar saborosos e sem risco de amargar por até 5 dias! Caso isso não seja feito, não só o gosto ficará ruim como também ele ainda irá perder seus nutrientes. Se você tem uma vida corrida e não vai consumir todo o brócolis neste período de tempo, uma boa dica é congelar o vegetal e depois esperar ele descongelar naturalmente antes de realizar o seu preparo.



Veja mais

Como fazer hot dog coreano, o quitute dos doramas que viralizou nas redes sociais e que você PRECISA provar!
Receita de pastel saudável na air fryer para o lanche: veja como fazer e opções de recheios deliciosos
Segredo de chef: faça isso com os vegetais antes de preparar cremes ou purês para um prato com um toque especial

Temas relacionados