• Entrar
  • Cadastrar
Segredo de chef: faça isso com os vegetais antes de preparar cremes ou purês para um prato com um toque especial

Você nunca mais vai fazer purê empelotado e sem gosto depois que aprender esse truque de chef! 

Veja abaixo como deixar o seu purê ainda mais gostoso com um truque simples no modo de preparo (Créditos: Shutterstock)

Os legumes são ingredientes cheios de benefícios para a saúde e muito versáteis. Eles podem ser preparados de muitas maneiras diferentes, e você aprende várias receitas com legumes aqui no TudoGostoso! Uma das formas de consumir legumes é em purês ou cremes, excelentes acompanhamentos para carnes e peixes. Porém, existe um segredo que os chefs não querem que você saiba que dá o toque mais que especial aos cremes e purês. Quer descobrir qual é? Então vem que o TudoGostoso vai contar!

Como cozinhar os legumes para fazer cremes e purês

O purê de batata é um preparo bem comum no nosso dia a dia, e a maioria das receitas ensinam que você deve descascar as batatas e cozinhá-las em água e sal. E é claro que assim fica uma delícia, mas saiba que existe um método que deixa ainda mais gostoso: assando a batata!

O motivo pelo qual os chefs gostam de fazer purê com a batata assada é porque o sabor do ingrediente fica mais forte e concentrado, isso porque a água suga um pouco do sabor da batata.

Para fazer o purê com batata assada, basta colocá-la embrulhada em papel-alumínio dentro do forno e assar por 40 minutos a 180º C. O ponto ideal é que ela esteja completamente macia. Você também pode usar a air fryer para assar a batata.

Depois que a batata estiver assada, vem a parte de amassá-la. O ideal é amassá-la usando uma peneira com a batata ainda quente, porque fica mais fácil e o purê ficará mais liso e sedoso.

E não precisa se preocupar com a casca, tá bem? Porque na hora de passar na peneira, a casca não irá passar. E vale ressaltar que a casca ajuda a preservar os sabores da batata!

Esse truque serve para qualquer legume: tomate, alho, cebola, cenoura etc. Assar o legume antes de amassar ou triturar irá garantir muito mais sabor. Além disso, dependendo do legume, esse método ainda trará aquele gostinho de defumado! E aí, é só temperar e finalizar como você preferir!

Receitas de purês e cremes de legumes para você usar a técnica e se deliciar

Molho com tomate assado

Essa receita é perfeita para incrementar macarrão, lasanha, pizza e qualquer outra massa que você queira! O sabor acentuado do tomate vai deixar todo mundo querendo mais. Veja a receita do molho com tomate assado.

Purê de cenoura

Como falamos anteriormente, essa receita com cenoura também é ideal para testar o método de assar o legume antes de fazer o purê. Você irá notar que o sabor ficará mais adocicado também, e esse purê vai combinar com temperos como noz-moscada e canela. Veja a receita do purê de cenoura.

Veja mais:

No forno ou na airfryer: faça legumes ASSADOS com esse tempero especial e tenha sempre um acompanhamento saudável na dieta

Temas relacionados