• Entrar
  • Cadastrar
Receita de pastel saudável na air fryer para o lanche: veja como fazer e opções de recheios deliciosos

O pastel é um lanche perfeito para comer sozinho ou acompanhado. Veja como preparar o petisco de um jeito mais saudável com ajuda da air fryer. 

Pastel na air fryer é um jeito prático e saudável de preparar o petisco. (créditos: Shutterstock) 

O pastel frito é um petisco prático e que todo mundo ama. O único problema é que seu preparo tradicional não é dos mais saudáveis por conta do uso de óleo de cozinha. Mas se você tem uma air fryer, dá para preparar essa delícia sem precisar de nenhum tipo de gordura. Para deixar o seu lanche ainda mais saudável, nós separamos uma receita feita com massa integral e recheio de frango. O pastel fica sequinho e crocante e não demora mais do que 15 minutos para ficar pronto.

Confira o passo a passo de como fazer pastel na air fryer e dicas de recheios deliciosos para agradar todos os gostos.

Receita de pastel fit na air fryer: aprenda como fazer petisco de um jeito mais saudável e menos gorduroso

Ingredientes:

Para a massa:

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farelo de aveia
  • ½ xícara de água
  • 1 ovo
  • 1 colher de óleo de coco
  • 1 pitada de sal

Receio:

  • 300 g de frango cozido e desfiado
  • 1 tomate
  • ½ cebola pequena
  • 1 pitada de sal
  • Salsa a gosto

Modo de preparo:

Massa:

  1. Para preparar a massa do pastel, separe uma tigela e misture todos os ingredientes com as mãos. O ideal é que a massa fique parecida com uma massa de pão, ou seja, elástica, lisa e homogênea.
  2. Quando a massa começar a desgrudar das mãos, salpique um pouco de farinha em uma superfície plana. Em seguida, abra a massa com um rolo até ficar com meio centímetro de espessura.
  3. Corte porções da massa em formato de disco. Reserve.

Recheio:

  1. Coloque o frango para cozinhar. Quando ele estiver pronto, desfie e reserve.
  2. Corte o tomate em pedaços pequenos e bata no liquidificador. O objetivo é preparar um molho de tomate natural. Em seguida, acrescente uma pitada de sal para dar gosto.
  3. Refogue a cebola em uma panela e depois junte com o frango cozido e desfiado.
  4. Por último, acrescente o molho de tomate natural e tempere com a salsa e sal a gosto. Misture os ingredientes e cozinhe um pouco.

Montagem:

  1. Coloque uma porção de recheio no centro da massa e feche os pastéis pressionando as bordas com os dedos ou com um garfo.
  2. Coloque os pastéis para assar na air fryer a uma temperatura de 180°C a 200 °C por 10 minutos. Não se esqueça de virar os pastéis na metade do tempo de cozimento. Para deixá-los mais crocantes, uma dica é dar uma leve pincelada com azeite nos dois lados da massa. Você também pode usar gema de ovo ou manteiga.
  3. Quando os pastéis estiverem bem dourados, retire da air fryer e consuma do jeito que preferir. Você vai perceber que eles ficam bem mais sequinhos e crocantes.

Opções de recheio para pastel na air fryer

Existem diversas opções de recheios de pastel deliciosos e fáceis de fazer. Os sabores mais tradicionais são de carne, queijo e frango, mas você também pode optar por outros ingredientes de acordo com seus gostos pessoais.

Aqui no TudoGostoso você encontra inúmeras receitas de pastel com os mais variados recheios. Confira abaixo algumas opções para te inspirar a preparar lanches deliciosos.

Pastel de carne
Pastel de palmito
Pastel de queijo
Pastel de bacalhau
Pastel de carne de sol
Pastel de frango e requeijão
Pastel à carbonara
Pastel de camarão
Pastel de palmito
Pastel de banana

Veja também:

11 petiscos na air fryer perfeitos para aquela reunião entre amigos
Quem tem air fryer precisa fazer esse bolinho de bacalhau simples, o melhor petisco para as festas

Temas relacionados