• Entrar
  • Cadastrar
Conheça o truque para fazer pastel de feira crocante e irresistível sem precisar de óleo

Se você já comeu pastel de feira, certamente já deve ter se perguntado qual o segredo para que ele ficar tão crocante. TudoGostoso trouxe a resposta e você vai se surpreender! 

Veja como deixar seu pastel crocante sem precisar fritar no óleo. (créditos: Shutterstock)

O pastel de feira é uma das comidas de rua mais populares no Brasil. O petisco é vendido nos quatro cantos do país quase sempre acompanhado de um delicioso caldo de cana bem gelado. Porém, na hora de tentar fazer o pastel em casa, parece que ele nunca fica tão saboroso e crocante quanto o das barraquinhas.

Mas você sabia que existe um truque para deixar o pastel tão crocante quanto o da feira? O melhor de tudo é que você nem vai precisar fritar o salgado no óleo quente, pois a própria airfryer já dá conta do recado. Assim, além de preparar um pastel delicioso, você também pode deixá-lo menos gorduroso e calórico. Só vantagens!

Veja a seguir o segredo para fazer pastel de feira crocante sem óleo.

Truque para fazer pastel de feira sem óleo: preparo fica muito crocante e sequinho

O truque para fazer deixar o seu pastel tão crocante ao da feira é molhar os dois lados na água. A água cria uma espécie de “proteção” na massa do pastel, impedindo que ela fique mole demais com a umidade do ar. Isso faz com que o petisco fique bem mais sequinho e crocante. Se você deseja uma textura mais dourada, também vale pincelar um pouco de azeite antes de fritar.

Como fritar pastel na airfryer?

Fritar pastel na airfryer não tem muito mistério. Comece preparando a massa com o recheio da sua preferência. Depois, feche a massa com o auxílio de um garfo e molhe os dois lados com água como ensinamos anteriormente. Preaqueça a airfryer por cerca de 5 minutos e, na hora de colocar os pastéis na fritadeira, pincele um pouco de azeite no cesto para evitar que a massa grude no aparelho.

Também é muito importante posicionar os pastéis com um espaço entre eles, evitando sobreposição. Se você deixá-los muito próximos eles não vão fritar igualmente e ainda pode grudar uns nos outros.

Coloque os pastéis para assar por 10 minutos a 180°C. Não se esqueça de virar a massa na metade do tempo para garantir que os dois lados fritem igualmente. O pastel na airfryer fica tão crocante quanto os pastéis de feira com a vantagem de ser mais saudável, já que não é preciso imergir a massa no óleo quente.

Veja também:

Como fazer um delicioso pastel de feira com aquela massa que todo mundo ama
Nunca mais faça empadinha gordurosa: veja como fazer o lanche na airfryer

Temas relacionados