• Entrar
  • Cadastrar
'O brócolis pode silenciar o gene do câncer de mama': especialista ensina como consumir do jeito certo para não perder o SUPERBENEFÍCIO do vegetal

Aprenda a preparar o brócolis para aproveitar ao máximo dos seus benefícios e efeito anticâncer 

Aprenda a preparar o brócolis parmesão com dicas de nutricionista funcional (Foto: Shutterstock)

É inacreditável o efeito poderoso que o brócolis pode oferecer à saúde da mulher e ao organismo de forma geral, como mostrado pela ciência, se for consumido da forma correta. O vegetal é rico em benefícios, mas ele pode ser ainda melhor!

Segundo especialistas, uma alimentação estratégica para mulheres acima de 40 anos pode ajudar bastante na prevenção de muitas doenças. Uma delas é através de alimentos ricos em propriedades que ativam a proteção anticâncer do organismo, e o brócolis cru é um deles.

Ao aquecer ou cozinhar o brócolis, é possível que se perca alguns nutrientes importantes. Veja o que diz a nutricionista funcional Flavia Cyfer (@clinicaflaviacyer).

Como consumir o brócolis para evitar o risco de câncer

A especialista em climatério e menopausa afirma que existe um método certo de consumir o vegetal: "O brócolis pode pode silenciar os genes do câncer de mama. Ele tem uma substância muito especial e que ataca somente as células cancerosas, que faz essa ação venenosa seletivamente, preservando as nossas células saudáveis."

O antioxidante, chamado sulforafano, também está presente no couve-flor, outro vegetal valioso para a saúde. Para alcançar o efeito anticâncer, é necessário saber como usá-lo.

"Para ativar essa substância, o brócolis precisa sofrer dano, então ele precisa ser cortado", explica a nutricionista.

  • Mastigação: "Na mastigação isso já acontece. Porém, se a gente colocar algo com pH muito baixo, como, por exemplo, limão ou vinagre, você já inativa essa substância."

  • Cozimento: "Se você esquentar o brócolis, cozinhar por mais de cinco minutos, entre 60 e 70 graus, você também inativa essa substância."

  • Brócolis cru: "O ideal é consumir o brócolis cru."

O 'brócolis parmesão' é a dica de nutri para aproveitar os benefícios

Como fazer para consumir o brócolis cru? Para ajudar a resolver esse problema, já que o sabor do vegetal cru não é muito agradável, a especialista compartilha a fórmula que costuma ensinar para os seus pacientes.

"Você pega um brócolis cru, de preferência orgânico, e usa um ralador. Eu chamo de brócolis parmesão. Porque quando rala, ele vai caindo igual como um queijinho parmesão. Fica fácil você colocar em cima da sua comida, não fica com gosto e você já tem esse efeito maravilhoso", ensina Flávia Cyfer.

Segundo ela afirma, não é necessário consumir o brócolis dessa forma todos os dias. Basta que haja uma regularidade para garantir essa proteção. A orientação é de duas a três vezes na semana.

Veja mais!

Qual a parte mais nutritiva do brócolis: talo, folha ou flores?

É isso que acontece se você cozinhar demais o brócolis

Temas relacionados